Artigos Opinião
O embate sobre revisão dos incentivos
Para compreendermos melhor o tema, precisamos voltar em 2017, quando nossos representantes no Legislativo federal aprovaram a Lei complementar (LC) 160, a qual autorizou os Estados e o Distrito Federal a reinstituírem os benefícios fiscais que foram dados de maneira contrária a` Constituição Federal, no caso, sem a` prévia concordância do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).
Doce de leite
O sabor era o mesmo e a fome também era a mesma, mas as limitações da impiedosa idade me fizeram refletir. Era imensa a minha fome e o doce de leite era pouco. E hoje, o doce de leite é farto, mas me deparo com as cruéis imposições da saúde que não me permitem, como outrora, me lambuzar e comê-lo até me empanturrar. C´est la vie!
Mato Grosso no caminho da sustentabilidade
Esse trabalho também oportuniza a implantação dos 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana da ONU), com ações que propõem desde a qualidade de vida dos cidadãos à redução dos efeitos das mudanças climáticas.
Grandes progressos no tratamento do câncer
A razão para este fenômeno é multifatorial. Tem início na prevenção primária, como mudanças de hábitos de vida, vacinação, introdução da atividades físicas, passando pela avaliação médica periódica, intensificação do rastreamento de neoplasias baseado em diretrizes, detecção precoce de tumores em fases iniciais e, por fim, a melhoria das técnicas cirúrgicas, quimioterápicas e radioterápicas.
Acessibilidade, inclusão e economia
É muito comum falarmos em acessibilidade e imediatamente pensarmos em pessoas que possuem dificuldades especificas de locomoção como se fosse somente para pessoas com deficiências, mas acessibilidade é muito mais que isso.
A soja do vizinho
Dada a licença pelo Chefe do Executivo, penso eu que, talvez o pedido de supostas propinas em troca de incentivos fiscais tenha partido de gestores da coisa pública; todavia, não como pedido, mas chantagem mesmo.
Garimpeiros do caos
Desta forma, em seis meses, o desmatamento ilegal aumentou consideravelmente em todo território Nacional, ou seja, nunca os madeireiros, os latifundiários e as mineradoras, que atuam na clandestinidade, lucraram tanto assim no Brasil mesmo sabendo que a União e os Entes da Federação têm teoricamente inúmeros mecanismo de fiscalização.
O Brasil sob ataque
Parte da imprensa brasileira ainda não percebeu: quanto mais atacar a Lava Jato e o juiz Sérgio Moro, quanto maior relevo der à atividade criminosa dos hackers a serviço dos corruptos (bandidos sob ordens de bandidos), quanto mais ansiar pelo silêncio das redes sociais, quanto mais desestimular e minimizar as manifestações de rua, mais estará reforçando, aos olhos de muitos, a obrigação cívica de proteger aqueles por quem se mobiliza. É tiro no pé.
Especulações e esperanças
Executivos da Rumos que explora a ferrovia e da Brado, que administra o transportes de containers na mesma ferrovia, fizeram apresentações sobre as empresas. Mas foram os cenários futuros desse tipo de transporte que chamaram minha atenção.
Não se aposente da vida
Portanto, é um erro descartar grandes valores porque estão “em idade avançada”. Descobertas importantíssimas foram feitas por homens e mulheres quando ultrapassavam os 60, 70 ou 80 anos. É preciso, pois, aliar ao patrimônio da experiência dos mais velhos a energia dadivosa dos mais moços.