Publicado em Segunda - 24 de Outubro de 2011 | por Bruno Peron Loureiro

Juntar palavras e proferir frases

A coadunação de opiniões é uma tarefa árdua nos mecanismos de integração e foros de debate. A dificuldade é diretamente proporcional ao número de participantes. Alguns governantes exprimem a preocupação de que estes processos não passem de acordos econômicos, enquanto outros almejam uma troca muito mais dinâmica que a de mercadorias na fronteira e sugerem que circulem trabalhos científicos e artísticos, tecnologias e turistas.
Leia mais...

Confortavelmente Acomodados

Publicado em Segunda - 24 de Outubro de 2011 | por Louremebergue Alves

Avaliar é uma exigência do momento histórico. Chega, ou deveria ser uma das tarefas cotidianas. Imprescindível na vida democrática. Até mesmo para o seu aperfeiçoamento. Tanto do regime, quanto do referido viver. Por isso, evidentemente, se faz necessário estar de olho nas atividades realizadas pelos chamados representantes do povo. Avaliação que deve ser feita sem quaisquer paixões. Tampouco movida por ideologia, ligação comercial ou bandeira partidária. A exemplo do que se procurou fazer no artigo anterior,  intitulado “Estrutura fantástica, desempenho pífio” (21/10), com relação ao desempenho dos deputados estaduais mato-grossenses. Motivo de dezenas de e-mails, quase sempre elogiosos. O que serviram de estímulos para estender a dita avaliação aos integrantes da terra no Congresso Nacional.
Leia mais...

Autoestima e determinação

Publicado em Segunda - 24 de Outubro de 2011 | por Ivo Barbiero

Ao abrir a Reunião Anual 2011 do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BIRD), encerrada em 15 de setembro, o presidente desta instituição, Robert B. Zoellick, fez um alerta quanto aos desdobramentos da crise em curso no Hemisfério Norte. Para ele, há risco de uma contaminação mais acentuada e generalizada do problema.
Leia mais...

A importação do lixo hospitalar

Publicado em Sexta - 21 de Outubro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O criminoso esquema que fez chegar ao Brasil os carregamentos de lençóis ensangüentados descartados por hospitais norte-americanos, merece toda a atenção das autoridades e a mais severa investigação. É preciso saber com detalhes se o comprador brasileiro foi enganado ou sabia do que se tratava e – mais que isso – desvendar a técnica usada para burlar as leis e os mecanismos de controle. Também levantar a quanto tempo esse crime vem sendo praticado e quais as suas conseqüências, como a existência de possíveis pessoas ou locais contaminados pelo uso do material. Feito isso, promover o mais completo e justo processo de penalização dos responsáveis.
Leia mais...

Os mitos do crédito fácil

Publicado em Quinta - 20 de Outubro de 2011 | por Marcelo Ferraz

Render-se ao crédito para ter a tranqüilidade de resolver a falta de recursos em uma situação inesperada ou não precisar adiar a compra de um bem que traga mais conforto ou segurança é uma alternativa a que grande parte dos brasileiros recorre. A opção pelo empréstimo de curto prazo, entretanto, assim como outras operações financeiras, requer alguns cuidados, para que o consumidor não se torne alvo de armadilhas de golpistas.
Leia mais...

Educação: o papel do Estado avaliar

Publicado em Quinta - 20 de Outubro de 2011 | por Antonio Carlos Maximo

Cada vez mais se torna comum a expressão qualidade do ensino aplicada ao campo da educação. No discurso dominante no Brasil, assim como em outras partes do mundo, aborda-se a noção de qualidade como se todos tivessem o mesmo entendimento a respeito do termo.
Leia mais...

Sobrepõem Os Interesses

Publicado em Quinta - 20 de Outubro de 2011 | por Lourembergue Alves

O jogo político-eleitoral é todo marcado por acordos. Destes, não poucos, são oriundos de desacordos ou de casamentos desfeitos, os quais trazem realçados sobremaneira os interesses particulares, não os da coletividade. Ainda que os discursos digam outra coisa. Veja, por exemplo, a curiosa intenção do governo estadual em contemplar o DEM/MT com uma secretaria. Intenção que se materializou com a posse de um democrata – ou pelo menos era na época - na Secretaria de Desenvolvimento Rural e de Agricultura Familiar. 
Leia mais...

Copa, a Fifa e o Brasil

Publicado em Quarta - 19 de Outubro de 2011

Despontam no panorama mundial as divergências entre a Fifa e o governo brasileiro, quanto à realização da Copa de 2014. A instituição, que já conta com isenção total de impostos, também quer acabar com o meio ingresso e outros ditos benefícios sociais vigentes em lei. A presidenta já mandou dizer que não abre mão da legislação e setores da sociedade afirmam que o pretendido pela organização fere a soberania nacional. Se a desavença evoluir para uma crise de relacionamento, poderemos perder a Copa para outros países, inclusive os Estados Unidos.
Leia mais...

cooperação em saúde na nossa América

Publicado em Segunda - 17 de Outubro de 2011 | por Bruno Peron Loureiro

Os países latino-americanos e caribenhos têm fomentado mais frequentemente foros internacionais onde representantes de áreas diversas trocam figurinhas a fim de reduzir as lacunas do álbum. O intercâmbio de experiências, desta forma, inibe a reincidência em erros e termina em propostas de cooperação que fortalecem políticas sociais.
Leia mais...

O Nortear Democrático

Publicado em Segunda - 17 de Outubro de 2011 | por Lourembergue Alves

O viver em democracia é algo sagrado. Inexiste outro regime melhor ou igual. Pois nada pode ser maior ou comparável com a liberdade, senão ela mesma, que permite o aflorar das individualidades e o sentido da coletividade – provocadas pela igualdade vivida. Acontece, porém, que nem todas as pessoas sabem lidar com o diferente, tampouco aprenderam a percorrer pelos trilhos onde predominam o diálogo. Explica-se, então, a série de resquícios da ditadura. Não deveria. Mas, infelizmente, tais resquícios não só existem como são capazes de congestionar o cenário democrático
Leia mais...