Publicado em Sexta - 23 de Setembro de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

INPE vai ao interior da Antártica

Nos últimos meses o INPE voltou a surpreender por suas pesquisas audaciosas e inovadoras, apesar da instabilidade que o governo jogou a instituição, que continua sem uma política de reposição de recursos humanos e sem política salarial. Alguém precisa acordar o país e tornar a prioridade do discurso em prioridade nas ações.

Leia mais...

O direito de greve e o grevismo profissional

Publicado em Sexta - 23 de Setembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

"É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei". Com esse texto, o artigo 9º da Constituição Federal garante o direito à greve, já reconhecido anteriormente na Carta de 1946.
Leia mais...

O Pior Cego Ignora os Erros

Publicado em Sexta - 23 de Setembro de 2011 | por Lourembergue Alves

A transparência é tão importante que, a ausência dela, provoca desgastes gigantescos a administração pública. Situação que pode levar quaisquer governos ao descrédito. Ainda não se chegou a isso. Mas a estampa que se visualiza apresenta o dito perigo. Tanto que, sequer, a maquiagem utilizada já não consegue mais escondê-lo. Nem mesmo disfarçá-lo. Pois são nítidos os traços de seu desenho. Desenho que tende a aumentar, caso persista a falta de alguém capaz de servir de ponte entre o governo estadual e a sociedade mato-grossense.   
 
Leia mais...

Os invejosos na ausência do líder

Publicado em Quinta - 22 de Setembro de 2011 | por Ubiratan Braga

Havia um velho sábio que por anos a fio observava, de cima de uma grande pedra, os acontecimentos de sua comunidade. À sua proximidade: um velho e rabugento invejoso. Quando o sábio se levantava, o invejoso, de imediato, passava a espioná-lo na esperança de conseguir aquele espaço na pedra. O sábio não sabia daquela espreita. E quando resolveu se ausentar, logo o invejoso correu para aquele lugar.

Leia mais...

Palavra de mulher

Publicado em Quinta - 22 de Setembro de 2011 | por Petrônio Souza Gonçalves

Foi com a autoridade de mulher, terceiro mundista, que a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, subia à tribuna das Nações Unidas, entidade criada para justificar as eternas e recorrentes injustiças praticadas mundo afora em séculos e séculos de espoliação e escravidão.
Leia mais...

Gaúcho de coração

Publicado em Terça - 20 de Setembro de 2011 | por Francielle Mezadri

Há quem pense que gaúcho é aquele que nasce no Estado do Rio Grande do Sul, mas, este termo não se define apenas pelas fronteiras geográficas. Gaúcho é aquele que, ao longo de sua história, adquiriu e conquistou um respeito singular perante a sociedade, independente de seu Estado de origem. Gaúcho é um estado de espírito e, por isso, qualquer pessoa, nascida ou não no Rio Grande do Sul, pode ser gaúcha.
Leia mais...

Uma Disputa Ainda Desigual

Publicado em Terça - 20 de Setembro de 2011 | por Lourembergue Alves

Igualdade entre os concorrentes. Regra de qualquer disputa eleitoral em um Estado democrático. Ela, no entanto, está bastante longe de ser real no Brasil. Por aqui, sobressai-se também o candidato que se vale do cargo e do poder econômico. O que leva uma porção de gente a defender o financiamento público nas campanhas. Tal financiamento, inclusive, aparece no relatório da Comissão de Reforma Política da Câmara Federal, sob a cantilena de que, a partir dessa adoção, partidos e postulantes estarão em pé de igualdade nas disputas eleitorais. 
Leia mais...

Ampliar a Participação Popular

Publicado em Segunda - 19 de Setembro de 2011 | por Lourembergue Alves

Volta e meia, um ou outro político vem a público defender a maior participação da sociedade na política. Participação necessária. Até mesmo com o fim de conquista da cidadania. Processo, aliás, também imprescindível. Sobretudo para quem deseja seguir nos trilhos da democracia. Caminhar que requer maior direito a vez e a voz. Isso, por outro lado, não se restringe ao registro do voto na urna eletrônica, como parece ser a defesa dos parlamentares no Congresso Nacional
Leia mais...

Somatrofina hidrelétrica

Publicado em Segunda - 19 de Setembro de 2011

O aumento da demanda de energia elétrica no Brasil reflete a robustez de sua economia, sobre que se prevê passar do oitavo ao quinto lugar mundial num futuro próximo, e reitera a premência de explorar fontes limpas, renováveis e de menor dano ambiental possível.
Leia mais...

Empréstimos consignados deixa servidores e aposentados sem salário

Publicado em Segunda - 19 de Setembro de 2011 | por Emanuel Gonçalves da Silva

O crescimento do endividamento vem apresentando fortes seqüelas sociais em todos os segmentos da população, um dos segmentos mais afetados é dos servidores e funcionários em geral que estão pendurados nos famigerados empréstimos consignados.
Leia mais...