Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 17 de Maio de 2017 às 19:49
Por: Jacques Gosch/RD News

    Imprimir


Marcos Lopes
Janaina está entre vítimas de grampo ilegal e registrou boletim contra Kleber na Delegacia da Mulher
Janaina está entre vítimas de grampo ilegal e registrou boletim contra Kleber na Delegacia da Mulher

O secretário estadual de Comunicação Kleber Lima acaba de apresentar pedido forma de desculpas à deputada estadual Janaina Riva (PMDB), a todas as mulheres que se sentiram ofendidas pela divulgação da foto na qual a parlamentar aparece de camisola e à Assembleia. A imagem foi divulgada no Whatsapp, no domingo (14) à noite, logo após o Fantástico ter exibido reportagem sobre grampos ilegais em Mato Grosso.

Na imagem de Janaina, Kleber escreveu: "Quem iria invadir a privacidade da ilustre deputada, se ela mesma a faz". Isso porque a peemedebista está entre as vítimas dos grampos ilegais que supostamente foram aplicados contra adversários do governo do Estado.

Um boletim de ocorrência por constrangimento ilegal, injúria, preservação de direito, difamação e calúnia foi registrado na Delegacia da Mulher na segunda (15). A audiência entre Janaina e Kleber deve ser realizada em 2 de junho.

Na nota, Kleber reconhece que a foto não guarda qualquer relação com a denúncia de que a deputada teria sido interceptada ilegalmente. Além disso, afirma que a denúncia é grave e deve ser apurada com o rigor necessário, ressaltando que o governador Pedro Taques (PSDB) determinou a apuração no âmbito do governo do Estado e nos demais Poderes e órgãos de controle.

Kleber também esclarece que não tirou a foto e nem a vazou. Sustenta que recebeu a imagem em diversos grupos de Whatsapp já que a própria Janaina havia publicado em suas redes sociais.

“Refuto as acusações feitas a mim sobre o caso e me defenderei nos fóruns adequados, uma vez que o assunto foi judicializado - com a consciência de quem não cometeu crime algum”, diz trecho da nota.

Deputada registra BO contra Kleber por divulgação de foto íntima

Além disso, Kleber enfatiza o respeito pelas minorias sociológicas e cita como exemplos a questão de gênero, racial, ambiental, indígena, homoafetivas, entre outras. Ao se reconhecer como pertencente às minorias, por ser negro e de família humilde, ainda diz que muitos se apropriam das causas, de maneira imprópria e ilegítima, para outros fins.

Ato de desagravo

A manifestação de Kleber foi divulgada 24h após o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (PSB), e os deputados estaduais assinaram ato de desagravo contra sua postura. "É entendimento desta Casa de Leis que o secretário procedeu de modo indigno e incompatível com o cargo que ocupa quando divulgou através de mídias sociais, mais especificamente grupos de WhatsApp, post contendo foto íntima da senhora Deputada Janaína Riva", diz o documento que exigiu o pedido formal de desculpas. No Facebook, Janaina postou o ato de desagravo e ressaltou que não aceita o pedido de desculpa. A peemedebista exige a exoneração de Kleber, que classifica de machista e inconseqüente.

Leia, abaixo, a íntegra da nota:

  • NOTA DE ESCLARECIMENTO
  • Em relação à polêmica que se criou a partir de um compartilhamento privado que fiz de uma foto da deputada Janaina Riva com parte dos meus contatos telefônicos pessoais, venho a público apresentar um pedido formal de desculpas à deputada e, especialmente, a todas as mulheres que se sentiram ofendidas com o fato. Estendo o pedido de desculpas à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que também expressou sua insatisfação com o ocorrido.
  • Reconheço que a foto não guarda qualquer relação com a denúncia de que a deputada teria sido interceptada ilegalmente – denúncia esta grave, que deve ser apurada com o rigor necessário, como já determinou o governador Pedro Taques, no âmbito do Governo do Estado, e outras autoridades de demais poderes e órgãos de controle.
  • Todavia, esclareço que não fui eu quem tirou a mencionada foto, tampouco a ‘vazei’ ou a publiquei em qualquer ambiente público, físico ou digital. Recebi a foto em diversos grupos de Whatsapp, como várias outras pessoas, autoridades ou não, uma vez que a própria deputada a havia publicado em suas redes sociais.
  • Refuto as acusações feitas a mim sobre o caso e me defenderei nos fóruns adequados, uma vez que o assunto foi judicializado - com a consciência de quem não cometeu crime algum. Com meu enorme respeito às nobres causas das minorias sociológicas, como a questão de gênero, racial, ambiental, indígena, homoafetivas, entre outras (para as quais já dediquei a maior parte da minha vida, como militante dos movimentos sociais, e por pertencer a uma dessas minorias, na condição de negro e oriundo de família humilde), lamento que de maneira imprópria e ilegítima alguns se apropriem destas causas para outros fins.
  • Cuiabá-MT, 17 de maio de 2017.
  • KLEBER LIMA
  • Secretário de Comunicação do Governo de Mato Grosso




Notícias Relacionadas


Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/424502/visualizar/