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Opinião
Segunda - 29 de Março de 2010 às 17:41
Por: Vanessa Malhone

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Nos dias de hoje, há uma crescente expectativa sobre os Gestores Escolares no que se refere à sua capacidade de conciliar as demandas burocráticas e as pedagógicas, visando à garantia do aprendizado. Tais expectativas são evidenciadas, na prática, por meio da gestão do espaço, dos recursos financeiros, das atribuições legais e da interatividade com a comunidade escolar – alunos, funcionários, professores e pais de alunos.

Com isso, o gestor sente-se sobrecarregado e desmotivado com tamanha carga de responsabilidade sob sua supervisão, o que o leva muitas vezes a imaginar que não há esperanças de resultados significativos para uma Educação de Qualidade. Porém, apesar de o gestor ser a figura central para a melhoria do processo educacional, ele não está sozinho nesta empreitada. Cabe a ele o direcionamento competente de habilidades e a identificação de talentos dentro de sua equipe para uma gestão mais democrática e eficiente, onde a responsabilidade é compartilhada por todos.

Para um bom gerenciamento escolar, muito mais que recursos financeiros, é fundamental que sua administração seja reflexiva e humana, com uma visão sistêmica da realidade de sua instituição. Estudos mostram que o investimento voltado à formação dos Gestores da Educação aumenta, em muito, o desempenho escolar dos alunos e os resultados positivos em provas e avaliações do MEC. O bom gerenciamento dos recursos recebidos gera mais frutos do que a simples quantidade de dinheiro investida nas escolas. Concluímos, assim, que o Gestor Educacional, por meio de novas práticas e experiências gerenciais, precisa ter em suas mãos a capacidade e a coragem de enfrentar as mudanças em prol de uma educação de qualidade, administrando com muita competência os recursos financeiros e materiais, os obstáculos, os conflitos pessoais.

A Vitae Futurekids, empresa responsável por soluções na área educacional, atenta à importância do papel dos líderes educacionais, desenvolveu o "Programa de Qualificação de Gestores da Educação". O objetivo principal é promover a formação e o aperfeiçoamento dessas lideranças, acreditando na capacidade de mudança através do contato com os referenciais teóricos e tecnológicos das contribuições técnicas, administrativas e gerenciais mais recentes da administração, tornando maior a competência profissional.

O programa apresenta procedimentos e técnicas para que o gestor tenha acesso às inovações na área gerencial, de forma a converter a instituição escolar em profícuo e verdadeiro local onde todos aprendem através da troca de experiências.

A formação é estruturada de modo continuado (articulada e planejada, não se restringindo a intervenções pontuais), em serviço (estratégias de formação para solucionar o problema da falta de disponibilidade do gestor) e autoformativa (projetos de pesquisa-ação), garantindo a efetiva participação dos gestores.

Por meio de várias estratégias e ações, o programa oferece formação presencial e à distância, orientações técnicas articuladas com a prática, oficinas, workshops, estudos dirigidos, ciclo de palestras e seminários temáticos, projetos de pesquisa e ação, fóruns de discussão da prática e intercâmbio com outras experiências gerenciais.

Ao longo do curso de formação, as atitudes dos gestores são amplamente discutidas através de diversas temáticas: Gestão Participativa, Administração do Tempo, Gerenciando Pessoas e Resultados, Administrando as Competências, as Relações e os Conflitos, Solucionando Problemas, Motivando Pessoas, Tomando Decisões e Pensamento Sistêmico.

O Programa foi estruturado em 4 módulos: Escola Plena, Liderança, Equipe e Excelência. Os resultados são evidenciados em curto prazo nas experiências dos gestores, pois é um programa que automaticamente faz um processo de reconstrução das práticas profissionais e pessoais por meio de reflexões, técnicas e dinâmicas que podem lhe dizer muito sobre sua gestão.

“O Curso de Gestores em Educação foi uma bênção de Deus, veio na hora em que eu estava mais precisando; como sou originário da área pedagógica, minha formação não estava voltada para a administração de pessoas e da escola, encontrava-me com muitas dificuldades desde que assumi essa missão, sentia a necessidade de participar de cursos de formação que me dessem embasamento para lidar com as situações existentes na escola. Somos gratos à Prefeitura do Município por nos possibilitar esse aprendizado, porque tudo que vem sendo realizado nos possibilita melhorar a nossa prática, com consciência das áreas que requerem melhorias e fortalecendo as outras que somos mais favorecidos. Pena que os módulos são muito rápidos”, afirma o gestor  Itamar Aparecido Ferreira.

A educação brasileira precisa de gestores que façam a diferença em suas instituições. Precisa de gestores que estejam preparados para novos desafios. Precisa não somente de gestores, mas de líderes educacionais comprometidos com seus professores, funcionários, pais e alunos. Comprometidos com sua equipe. O Programa Qualificação de Gestores da Educação é a resposta imediata para que isso aconteça, é o investimento certo com as respostas concretas. É o novo caminho para a Gestão Educacional.

 

* Vanessa Malhone é pedagoga, pós-graduada em administração, consultora pedagógica do programa Qualificação de Gestores, da Vitae Futurekids



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