Artigos Opinião
Palavras de um policial sobre Bolsonaro
Bolsonaro nunca foi policial. Ele foi militar do Exército Brasileiro por poucos anos; só não foi expulso porque se elegeu vereador pelo Rio de Janeiro e dois anos depois se elegeu deputado federal; ficou 26 anos no Congresso Nacional fazendo apenas 2 coisas: ofendendo as pessoas e militando pela manutenção das regalias dos aposentados do Exército Brasileiro, como no caso da pensão das filhas de militares do Exército.
União estável e pensão por morte
Na prática, da advocacia previdenciária, tenho deparado com muitas situações de prejuízos aos companheiros, que deixam de fazer jus à percepção do benefício, por não conseguirem apresentar documentos recentes que demonstrem a veracidade dos fatos a comprovar.
Realidade X Ficção
Parei para analisar por que a trama me chamou tanta atenção à ponto de recomendá-la, já que cenas de derramamento de sangue são uma constante, incomodando minha alma. Não demorou para lembranças das visitas ao presídio feminino virem à tona.
Epidemia” da ganância
Refiro-me às imposições, cada vez mais drásticas e crescentes que o gigantesco cartel de indústrias farmacêuticas, independente de ideologia - se de esquerda ou de direita, ou muito pelo contrário - está impondo à quase totalidade de países do globo, para fechar contratos de vendas de vacinas contra o Coronavírus.
Fios desencapados
A conclusão de tudo isso, é que todos esses sete fios, mais o fio da sociedade estão desencapados. Prontos, pra provocar um incalculável curto-circuito de consequências incalculáveis. Deus nos guarde da insanidade.
“Sacrifício coletivo em benefício do Brasil! Será?!”
Isso faz o vírus circular, os casos aumentarem, o sistema de saúde colapsar, as mortes dispararem e aí vem o “fecha tudo” amargo é causado pelos irresponsáveis. Então, você que é contra fechar tudo para proteger a vida, tenha atitudes para coibir que irresponsáveis fiquem fazendo coisas desnecessárias neste momento, pois assim não precisaremos “fechar tudo” e logo sairemos do buraco.
Ouvidoria dá poder ao cidadão
Vamos celebrar a Ouvidoria sempre como um potente e consequente canal de voz à disposição do cidadão para o exercício da cidadania. Como instrumento de empoderamento da cidadania. Mas, também, ter em mente que a existência de uma Ouvidoria exige uma contrapartida elementar: a participação, a iniciativa, o autodesenvolvimento que retira o indivíduo da passividade, da inação.
INSS e auxílio-reclusão
Cabe pontuar, desde logo, que a concepção do critério baixa renda atribuído ao auxílio-reclusão, advém da aplicação dos princípios que norteiam o direito previdenciário, sendo a seletividade e distributividade, que zelam para que o benefício seja concedido somente àqueles que realmente necessitam.
A força do empreendedorismo feminino
Mas, antes é preciso destacar o papel da mulher na revolução tecnológica e inovadora. A seringa, instrumento com tamanha importância para a medicina, foi criado por uma mulher em 1899. Hoje, em meio a uma crise mundial causada pela pandemia da Covid-19, o instrumento faz parte de um processo que tem como propósito salvar vidas.
O que importa nessa vida? - Parte 2
Depois da repercussão que teve o artigo, inesperada até por mim, inclusive quanto à minha exoneração do cargo de titular da GCCO, acreditei ingenuamente que as coisas podiam melhorar. Ou pelo menos não piorar. Infelizmente piorou. E muito.