Artigos Opinião
Democracia e constitucionalismo
Na expressão de Herbert Hart, há certos princípios de moral e justiça, descortinados pela razão, prescindíveis, portanto, de revelação, que impactam as normas e leis. Se deles divorciadas, as leis e normas não serão direitos válidos. A lei injusta não é lei.
A ideologia das vacinas
Pois bem, com a aprovação de algumas vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a constatação de que o Poder Público não está sendo capaz de imunizar a população de forma eficaz, instaurou-se debate sobre a participação das empresas nesse processo.
Quando o poste mija no cachorro
Passados 25 (vinte e cinco) anos de vigência da Lex Magna depreende-se que a convivência entre os Poderes Constituídos se torna cada vez mais aflitivo, em função das constantes invasões de poderes, mormente no que se refere as esferas de prerrogativas de poder inerente principalmente ao Judiciário, na atual conjuntura.
A importância da Fitoterapia em tempos de pandemia
A pandemia do coronavírus vem a cada dia, registrando o aumento de óbitos decorrente a COVID-19. Sabemos que ainda não existe tratamento específico e efetivo contra esse vírus, e de forma alternativa é possível lançar mão da fitoterapia, como forma de auxiliar a terapia adotada em casos sintomáticos da doença.
Dia do obstetra
Durante as consultas, além do cuidado médico e científico com a saúde da mãe e do bebê, estabelecemos um vínculo com toda a família, estamos ali para responder sobre as dúvidas, angustias e ansiedades, que aumentaram ainda mais durante a Pandemia.
Procedência tem valor?
A indicação geográfica é um instrumento internacional utilizado para agregar valor a um produto, proteger a região e os produtores e atestar aos consumidores a origem e a qualidade do que estão comprando. É assim com o famoso espumante champagne.
O novo normal
É assustador ver Klaus Shwab, o Presidente do Foro Econômico Mundial, dizer que a virose chamada de Covid-19 representa uma oportunidade para refletir, re-imaginar e RESETAR o mundo. Mais impressionante ainda é saber que são poucos os corajosos que têm disposição para discordar.
A judicialização da vida
Um fato que tem se acentuado nos últimos tempos no Brasil e mais fortemente nesse início de século XXI, é a espantosa proliferação de decisões judiciais nos mais corriqueiros fatos da vida comum das pessoas e não apenas por provocações do Congresso Nacional ou outros atores, que se omitem de resolver questões que lhe são próprias, para evitar desgastes junto à opinião pública e remetem o “abacaxi” para o STF descascar.
O menino Henry
Crimes cometidos no seio familiar nos chocam mais, pois de certa forma nos projetamos naquelas realidades horríveis de cenas, damos vereditos e resoluções imediatas. Poderia ser um filho, um irmão ou uma pessoa próxima e nos indignamos como uma mãe pode cometer ou pactuar com a morte do próprio filho, talvez a psicanálise nos ajude a entender.
Comentários dos artigos
Os textos foram muito bem recebidos pelos leitores e leitoras, tendo alguns homens e mulheres, inclusive, afirmado ter repensado sobre o verdadeiro comportamento igualitário. Todavia, por se cuidar de mulher, nem tudo foi tranquilo e calmo. As críticas, algumas vezes pesadas e sem critério, foram reais.