Artigos Opinião
Pensando no futuro
A cada momento, uma nova projeção da retração do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiros é divulgada. A última previsão do Banco Central é de que o PIB brasileiro em 2020 será de menos 4,11%. Algumas instituições calculam que será muito mais, como o Bank of América que projeta uma retração 7,7%.
Pandemia, meio ambiente e sociedade
Como os profissionais arquitetos e urbanistas que possuem competência e habilidade profissional por Lei para conceber espaços e que possuem o espaço como objeto de trabalho, posicionam-se nesse novo horizonte de humanidade que começa a se vislumbrar pós pandemia do Covid-19?
Volume de recuperações judiciais deve dobrar no País após a pandemia
São indícios claros de que os próximos meses deverão registrar um expressivo aumento nos pedidos de recuperação judicial no País. As projeções sinalizam que no Brasil deve dobrar o número de empresas com pedidos de recuperação judicial por severas dificuldades financeiras causadas e agravadas pela pandemia de Covid-19.
Preciso acreditar!
Longe de ser uma incitação ao conformismo, o conto chama nossa atenção para o fato de que unicamente os homens, como sujeitos de sua própria história, são capazes de transformar o mundo.
Estado e o verde-amarelo
A ideia transmitida era a divisão do país em duas macrorregiões: uma atrasada, em vermelho, e outra desenvolvida em azul. Já era a radicalização mostrando a sua cara!
Dia Mundial da Energia e as oportunidades de Mato Grosso
O Estado de Mato Grosso apresenta elevado potencial energético para fontes renováveis de energia, dentre elas, podemos destacar a energia solar fotovoltaica e a energia baseada em biomassa de resíduos florestais. Entretanto, cerca de 36,6% da energia primária consumida vêm da hidráulica, principalmente através das usinas hidroelétricas.
Gestores públicos em Mato Grosso: palmas e Palmadas
Brasília foi erguida entre os anos de 1957 e 1960. Quem conhece sabe que a obra, por menor que seja, encontra contratempos financeiros, estruturais, de mão de obra e outros. No entanto, a obra foi entregue no prazo. Ressalto nesta ultima fala, entregue e no prazo.
Luzes para o futuro
O pós-pandemia, que já é amanhã, fará com que um novo mercado se apresente muito diferente daquele que deixamos em janeiro de 2020, onde o protocolo de biossegurança será fundamental para a promoção e manutenção do bem-estar e proteção à vida.
Em se plantando tudo dá
Um fato histórico curioso é que os bandeirantes que exploravam o interior do Brasil, levavam ramas de mandioca e umas sementes de milho que plantavam no itinerário de suas incursões e quando voltavam, meses depois, lá estavam os mandiocais e os milharais para alimentá-los em cozidos e frituras que eram misturados com carne de caça.
Caso fortuito ou força maior e Covid-19
Desde já esclareço, que a finalidade deste texto não é de maneira alguma adentrar às grandes correntes doutrinárias, de renomados civilistas, que distinguem o caso fortuito de força maior, até porque, a meu ver, ambos estão contidos nesse globo mundial epidêmico.