Publicado em Sábado - 18 de Junho de 2022 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

Felicidade pós liberdade

Ser livre passa, então, pelo agir livre, com liberdade considerando a inteligência, espontaneidade e contingência. Se se aprofundar somente em uma delas, como a espontaneidade, por exemplo, já teremos uma boa sensação da dificuldade do caminho traçado em busca da própria felicidade, pois, liberdade se traduz em felicidade, sendo a primeira condicionante da segunda.

Leia mais...

Violência contra idosos: denuncie!

Publicado em Sexta - 17 de Junho de 2022 | por Graci Ourives de Miranda

Nós, idosos, temos sempre a expectativa de que o outro, não nos infligirá sofrimentos. Então, decidimos acreditar que alguns fatos ocorridos com idosos foram apenas de: alguns ‘sentimentos passageiros’. Idoso vá à luta, denuncie, vai fazer bem a você mesmo. A denúncia propicia à pessoa idosa viver melhor.

Leia mais...

O Brasil no mundo

Publicado em Sexta - 17 de Junho de 2022 | por Onofre Ribeiro

O mundo deverá continuar consumindo mais e mais alimentos. No horizonte temos a guerra da Rússia-Ucrânia, tempos problemas climáticos nos EUA com bastante frequência, as questões econômicas na Argentina. No fundo, ainda que momentânea, a crise dos fertilizantes e dos agroquímicos.

Leia mais...

Urna eletrônica

Publicado em Quinta - 16 de Junho de 2022 | por Alfredo da Mota Menezes

A Polícia Federal já analisou as urnas e não encontrou nada que mostrasse que podem ser manipuladas. Partidos políticos, os maiores interessados em eleições, nunca disseram nada contra o sistema de votos no país.

Leia mais...

Profissão: esperar

Publicado em Quinta - 16 de Junho de 2022 | por Renato Gomes Nery

As cirurgias feitas, pela rede privada de hospitais, são muitos caras e está fora do alcance da maioria daquelas pessoas que somente têm uma saída: esperar pelos ínvios caminho da Saúde Pública.

Leia mais...

Crise econômica mundial

Publicado em Quarta - 15 de Junho de 2022 | por RAFAEL NOLASCO

Para que possamos compreender o cenário mundial que culminou na atual crise econômica é importante lembrar da maior recessão do século 21, que teve início em setembro de 2008 e cujos efeitos repercutiram em escala mundial.

Leia mais...

A importância do piso salarial para os farmacêuticos

Publicado em Quarta - 15 de Junho de 2022 | por Luís Köhler

Os profissionais farmacêuticos lutam há anos por seus direitos e garantias para o melhor exercício da profissão. No ano de 2021 entrou na Câmara dos Deputados Federais a PL 1559/2021 que busca os direitos fundamentais para o trabalho dos farmacêuticos como o piso salarial e a jornada de trabalho de 30 horas.

Leia mais...

Histórias e lições dos meus cachorros

Publicado em Terça - 14 de Junho de 2022 | por Paulo Wagner

Não sei ao certo a raça dele, mas tinha o porte e a aparência de um pointer perdigueiro, todo branco, com patas robustas, mas com orelhas levantadas. Nero escolheu meu pai como dono e se alguém estranho se aproximasse de seu objeto de fidelidade e devoção, ele começava a rosnar e poderia até atacar se não fosse contido. Humanamente, Nero tinha ciúmes de meu pai.

Leia mais...

Meio ambiente, saúde e qualidade de vida

Publicado em Terça - 14 de Junho de 2022 | por Natasha Slhessarenko

Quando pensamos em não poluir os rios e mares, vias públicas, evitar desmatamentos, praticar alimentação sustentável, fazer coleta de lixo seletiva, cuidar do ecossistema, estamos praticando ações que visam o equilíbrio do meio ambiente, sem prejudicá-lo, para vivermos melhor a longo prazo, proporcionando maior sobrevida ao planeta em que vivemos.

Leia mais...

Estude com discrição

Publicado em Segunda - 13 de Junho de 2022 | por Francisney Liberato

Já vi casos de filho que nem fez a inscrição para a prova da OAB, e a mãe sai divulgando que ele já será aprovado no exame, e que logo será um juiz federal. Imagine essa expectativa recaindo sobre você? É gigantesca; e o efeito, catastrófico.

Leia mais...