Publicado em Quinta - 08 de Setembro de 2022 | por Rosana Leite Antunes de Barros

Setembro delas

No dia 09 se comemora o dia daquela que irá parir: é O Dia da Gestante. A data é alusiva ao nono mês de gestação da gravidez, justamente no dia 09. Se perfaz em importante momento para a discussão das questões relativas aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. É preciso pensar em mais respeito e autonomia ao corpo feminino.

Leia mais...

A promessa do imposto único

Publicado em Quarta - 07 de Setembro de 2022 | por Victor Humberto Maizman

O que falam nesta campanha presidencial nada mais é do que a simples unificação/consolidação de alguns tributos existentes. Além de não alcançar a ambicionada unicidade tributária, os planos presidenciais de vários candidatos também diferem substancialmente do imposto único que poderia ser, em tese, viável.

Leia mais...

Brasil à limpo

Publicado em Quarta - 07 de Setembro de 2022 | por Onofre Ribeiro

Na sucessão do presidente Getúlio Vargas, que se suicidara em 1954, e se elegeu Juscelino Kubitscheck. A segunda, de Fernando Collor em 1989. E a terceira, a atual.

Leia mais...

Setembro Amarelo: depressão em adolescentes

Publicado em Terça - 06 de Setembro de 2022 | por Ivanildes Tavares

Com esse desequilíbrio, o adolescente fica triste, angustiado e irritado. Isso acontece devido uma perda da identidade infantil, e é preciso reorganizar rapidamente o universo interno. Nem todos os jovens estão preparados ou conseguem passar por esse período com equilíbrio emocional.

Leia mais...

Mural de distração

Publicado em Terça - 06 de Setembro de 2022 | por Francisney Liberato

Já que as pessoas estão ficando cada vez mais distraídas e pouco focadas em suas tarefas e afazeres da vida, pretendo apresentar aqui uma técnica que poderá lhe auxiliar a reverter esse quadro negativo.

Leia mais...

Ciclo industrial de Mato Grosso

Publicado em Segunda - 05 de Setembro de 2022 | por VIVALDO LOPES

Volto a um tema já abordado mais de uma vez nesta coluna. Falo do potencial industrial de Mato Grosso. Há uma unanimidade entre analistas econômicos, líderes empresariais e políticos que reside na industrialização o grande desafio econômico do estado nas próximas décadas.

Leia mais...

Uma mulher admirável

Publicado em Segunda - 05 de Setembro de 2022 | por OTACÍLIO CANAVARROS

No dia 06 de janeiro do corrente ano – data do meu aniversário -, eu recebi, via “WhatsApp”, da estimada amiga senhora Lucimar Aguiar de França, a seguinte mensagem: “Boa tarde Dr. Otacílio Borges Canavarros.

Leia mais...

Pequenos ajustes, grandes diferenças

Publicado em Domingo - 04 de Setembro de 2022 | por Enildes Corrêa

Quando há tensões musculares crônicas instaladas no corpo, não adianta só trabalhar localmente na área da dor. É necessário investigar e compreender a causa que provocou a desorganização da estrutura corporal. Normalmente, descobre-se que, por trás de uma desordem física, sempre há algum conflito emocional e não somente hábitos posturais indevidos, por exemplo.

Leia mais...

Parecer e nova lei

Publicado em Domingo - 04 de Setembro de 2022 | por Guilherme Carvalho

Sem qualquer pretensão terminativa, os referidos escritos, ainda minutados (e pensados) tão logo publicada a lei, discorreram sobre o conteúdo e a extensão das embrionárias normas que sucederam a sistematização até então contida no parágrafo único do artigo 38 da Lei nº 8.666/1993.

Leia mais...

Por uma política coerente

Publicado em Sábado - 03 de Setembro de 2022 | por Gilson Nunes

O Brasil está dividido politicamente, dentro das famílias e na sociedade em geral. É preciso repensar o que é democracia. Um regime político deve, e tem que ser formado pela vontade do povo e para o povo, caso contrário, jamais pode ser considerado Democrático.

Leia mais...