Publicado em Sábado - 07 de Agosto de 2021 | por ARNO SCHNEIDER

Ferrogrão

Uma delegação internacional desembarca dia 15 de agosto no Brasil para pressionar contra a construção da ferrovia Ferrogrão, que ligará Sinop no Mato Grosso ao porto de Miritituba no Pará, com 933 km de extensão.

Leia mais...

Maria da Penha

Publicado em Sábado - 07 de Agosto de 2021 | por FRANKLIN EPIPHANIO

Nesta semana a Lei Maria da Penha completa 15 anos em vigor. Promulgada em agosto de 2006, a lei 11.340, batizada de Lei Maria da Penha em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, uma mulher tornada paraplégica por repetidos espancamentos e duas tentativas de assassinato pelo então marido, foi criada com o objetivo de coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Leia mais...

Uma ideia errada

Publicado em Quinta - 05 de Agosto de 2021 | por Michelle Leite de Barros

Feminismo tem tudo a ver com liberdade. Liberdade de ser quem quiser ser. Não se depilar é uma escolha de cada mulher. Se não se depilar fosse obrigação, não seria liberdade, não seria feminismo.

Leia mais...

A advocacia do futuro é agora

Publicado em Quinta - 05 de Agosto de 2021 | por Gisela Cardoso

Vivendo momentos incertos, fomos nos adaptando ao que muitos chamaram de “novo normal”. Foi assim, no quinto mês de uma pandemia mundialmente declarada, que chegamos em agosto de 2020, reconhecidamente o Mês da Advocacia.

Leia mais...

A cobrança do ICMS na energia solar fotovoltaica (“taxação do sol”)

Publicado em Quarta - 04 de Agosto de 2021 | por Juliana Bueno

A referida lei complementar estadual, no entanto, ao não se reportar ao mencionado convênio, terminou por estender a isenção sem as restrições impostas pelo convênio, mormente aquela concernente à cobrança da tarifa pelo uso do sistema de distribuição da energia.

Leia mais...

Veta o fundão, Bolsonaro

Publicado em Terça - 03 de Agosto de 2021 | por JUNIOR MACAGNAM

O Congresso aprovou no último dia 15, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e junto o aumento do fundo eleitoral para R$ 5,7 bilhões. Um valor absurdo para o momento em que vivemos e principalmente se levarmos em conta que este montante é pago por nós, contribuintes. É dinheiro dos nossos impostos utilizado para financiar partidos e pessoas que na grande maioria não representam nossas ideias.

Leia mais...

Tempo ferroviário – 1

Publicado em Terça - 03 de Agosto de 2021 | por ONOFRE RIBEIRO

Neste momento Mato Grosso está começando a lidar objetivamente com a solução do seu cruel problema de logística. Três ferrovias estão na pauta objetiva do país: Ferrovia estadual, Fico e Ferronorte. Somam 2.016 quilômetros de extensão e investimentos de 36 bilhões e 200 milhões de reais.

Leia mais...

Extrema pobreza em MT

Publicado em Segunda - 02 de Agosto de 2021 | por Katiuscia Manteli

A estimativa é que cada família tenha pelo menos três pessoas, o que significa que pelo menos 398 mil pessoas em Mato Grosso estão recebendo menos de R$ 150 por mês, conforme parâmetro estabelecido pelo IBGE, para classificar extrema pobreza.

Leia mais...

Do voto impresso à falta de voto

Publicado em Segunda - 02 de Agosto de 2021 | por Roberto de Barros Freire

O país em uma situação terrível e o mandatário simplesmente questionando voto em urna eletrônica. Total desgoverno e que revela que infelizmente o presidente não tem nenhum projeto para resolver os problemas graves em que estamos vivenciando, e assim procura inimigos imaginários para não enfrentar os verdadeiros problemas.

Leia mais...

Os líderes de uma história

Publicado em Segunda - 02 de Agosto de 2021 | por Luciano Vacari

Como podemos falar da implantação do sistema de autocontrole. A ideia é que a iniciativa privada assuma cada vez mais responsabilidade neste processo e o setor público continue como agente fiscalizador das ações de vigilância e defesa sanitária.

Leia mais...