Artigos Opinião
Quando o silêncio grita!
Mas aprendi, nesse mesmo caminho, que a vida pode ser recomeçada todos os dias. Que cada pequena vitória — levantar da cama, respirar fundo no meio da crise, encarar um medo que parecia intransponível — já é um ato de coragem.
42 anos de FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso
Desde sua fundação, a FCDL-MT se consolidou como porta-voz dos lojistas mato-grossenses, defendendo suas pautas, oferecendo suporte técnico e fomentando o associativismo como instrumento de desenvolvimento econômico e social.
Agosto Lilás
Infelizmente, o Código Penal Brasileiro ainda carrega o peso do passado. Criado em 1940, há mais de 80 anos, ele não reflete a complexidade e gravidade dos crimes cometidos hoje. As penas são brandas e ultrapassadas.
Educação, caminho para o futuro
Muitas vezes, como é comum no estado, aplaudimos a quantidade de asfalto que se faz, o que é importante. Mas também é muito importante, mais até, o crescimento ou melhora da educação. Para o momento e também para o futuro.
Quantos partidos o Brasil precisa?
Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos partidos é completar a chapa de candidatos, ou, em alguns casos, montar chapas com candidatos pouco competitivos. Devido a esses fatores — e buscando sobrevivência política — políticos estão se concentrando em partidos com maior chance de eleger representantes.
O país mais honesto do mundo
O partido que está no poder, cujo projeto é nunca mais sair de lá, apesar de possuir a fama de defender os proletários, possui dirigentes que não costumam trabalhar e procuram sempre viver em uma mamata, pouco se lixando para os… proletários.
O Brasil que dá certo
É na música de concerto brasileira que a intenção de retratar o Brasil se manifesta com muita profundidade, por buscar conexão entre os mais diversos Brasis, e dialogar com a multiplicidade de culturas e paisagens que compõem a nação.
O homem, o magistrado, o intelectual
Nascido em Cuiabá, em 3 de abril de 1939, Benedito Pereira do Nascimento iniciou sua trajetória como promotor de Justiça, papel no qual aprendeu, no calor da lide forense, a conciliar o rigor técnico com a prudência.
A máquina de desigualdades
Por sua vez, os impostos diretos são chamados progressivos porque, em tese, impõem maiores encargos a quem possui maior patrimônio. O Imposto de Renda cobra alíquotas maiores de quem declara maior renda. Em países capitalistas desenvolvidos, os impostos progressivos sobre o patrimônio compõem a maior parte da arrecadação.
Sonegação, uma concorrência desleal
Em qualquer ambiente de mercado minimamente saudável, espera-se que a competição entre empresas ocorra com base na qualidade do serviço ou bem, na eficiência operacional e na inovação. No entanto, essa lógica é profundamente distorcida quando alguns agentes econômicos decidem operar à margem da legalidade, sonegando tributos e burlando suas obrigações fiscais.
