Artigos Opinião
Basta de feminicídio!
Não há como naturalizar ou silenciar diante de um crime tão bárbaro. Gleici foi vítima do ódio disfarçado de amor, do controle disfarçado de cuidado, da violência que cresce em silêncio até explodir em tragédia. E essa menina, marcada física e emocionalmente por toda a vida, é mais uma entre tantas crianças órfãs do feminicídio.
É possível receber aposentadoria do INSS sem nunca ter contribuído?
No entanto, isso não significa que pessoas que nunca contribuíram estejam totalmente desamparadas. A legislação brasileira prevê benefícios assistenciais voltados à população em situação de vulnerabilidade social, ainda que esses benefícios não sejam tecnicamente uma aposentadoria.
O Relógio Biológico Invisível
Telômeros são como capas protetoras nas extremidades dos nossos cromossomos. A cada divisão celular, eles se encurtam — até que um dia, simplesmente não funcionam mais.
Quando o crédito fácil vira uma armadilha financeira
Essa dinâmica não só prejudica a saúde financeira dos trabalhadores, como também impacta negativamente o ambiente organizacional, levando à queda de produtividade, um risco maior à saúde emocional e, em casos extremos, a conflitos trabalhistas.
Maternidade sem romantização: o que aprendemos com a jornada de Mariana Rios
Por trás da alegria do anúncio, está uma trajetória comum a muitas mulheres, mas ainda marcada pelo silêncio, medo e desinformação. Casos como o de Mariana ajudam a trazer luz sobre questões importantes da fertilidade feminina e a importância de diagnóstico e suporte adequados.
Lula está em descompasso com o País
Temos visto também, ao longo da história, que quando o sistema judiciário de um país é cooptado e encharcado de ideologia, ele se torna uma ferramenta fundamental para o regime, validando sob o verniz da lei, ou seja, legalmente, as ações dos políticos de plantão.
Cidadão é prioridade
País gigante é quando todo cidadão tem acesso: à prevenção de doenças, tratamento e reabilitação. Os governantes e sociedade deveriam inserir em seus projetos ações para melhoria de qualidade de vida dos vulneráveis.
Gastos públicos e o imposto
A crítica da sociedade e já com repercussão no Congresso Nacional, decorre do fato de que o Governo Federal aumenta cada vez mais os gastos públicos sem efetivar qualquer corte no respectivo orçamento, justificando assim o interminável aumento da carga tributária suportada por todos os contribuintes.
É preciso amar e respeitar idosos
Sou de uma época em que o respeito às pessoas mais velhas não era uma opção — era uma obrigação. Quando criança, tínhamos o dever de respeitar os pais, avós, bisavós ou qualquer outra pessoa mais velha. Isso era passado de geração para geração.
Dos “malucos” e da “retórica”
Tudo muito pertinente a Bolsonaro, sempre verborrágico, e nunca retórico, como se imagina. E a verborragia, em seu interrogatório, como se fosse “defeito de fábrica” de um ventríloquo, fê-lo deixar as feições de leão para assumir as de um gatinho dengoso, de tão simpático que estava à frente de “Xandão”, vítima de sua insana verborragia.
