Publicado em Quarta - 04 de Maio de 2011 | por André Massaro

Se você é tão esperto, porque ainda não é rico?

Em algum momento da vida, você já se fez esta pergunta? Ou pior ainda: alguém (um amigo, ou um parente...) pode já ter feito essa pergunta para você, naquele momento mais inconveniente possível (e com direito a platéia, que tal?). Quanto mais aprendo sobre o dinheiro, mais aprendo que o dinheiro e a esperteza (“esperteza” talvez não seja o termo mais adequado... vamos falar em INTELIGÊNCIA) são menos relacionados do que gostamos de acreditar.
Leia mais...

Sai Mateus, que o século é seu!

Publicado em Quarta - 04 de Maio de 2011

Na última segunda-feira, dia 25, às 22h11m tornei-me bisavô e Carmem bisavó, de um rapazinho moreno, de carinha amarrada, chamado Mateus, nascido da Clínica Femina, em Cuiabá. É filho do meu neto Miguel, com Mariana. Miguel é filho de André de Maria do Carmo. E, Carmem e eu, somos o guarda-chuva dessa galera. Pudemos ver o bisneto imediatamente após nascer, na porta do centro cirúrgico, ainda enrolado num lençol, com aquela carinha amassada dos recém-nascidos. Emoção pura!
Leia mais...

Aposta na produção

Publicado em Segunda - 02 de Maio de 2011

O ferrenho combate à inflação, com o qual se comprometeu a presidente Dilma Rousseff, não cabe somente ao governo. Trata-se de causa nacional, cujo sucesso depende muito do engajamento da iniciativa privada. Empresas e entidades de classe de todos os setores devem posicionar-se no sentido de exigir a contenção dos gastos públicos, que alimenta uma ciranda financeira invisível aos olhos da sociedade, e o melhor gerenciamento e controle dos preços administrados, como os dos transportes, que puxam majorações em escala nas distintas cadeias produtivas.
Leia mais...

A roda dos excluídos

Publicado em Segunda - 02 de Maio de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A onda de mães que, no último mês, descartou seus filhos recém-nascidos é o demonstrativo de uma tragédia social. Ao lado dessas quatro ou cinco crianças que tiveram a sorte de ser localizadas em tempo e salvas, podem existir muitas outras que pereceram e dificilmente entrarão para o noticiário ou para a estatística. Precisamos trabalhar com todo rigor e pressa para evitar a continuação desses crimes contra a infância e o futuro do país.
Leia mais...

É possível crescer sem inflação

Publicado em Segunda - 02 de Maio de 2011

O Brasil tem plenas condições de continuar crescendo à media anual de 4% ano, como ocorreu entre 2003 e 2010. Esforços não devem ser poupados para garantir a manutenção dessa significativa conquista, que pode ser conciliada com o controle da inflação, cujo risco de recrudescimento preocupa a sociedade. A FIESP e o CIESP unem-se a essa inquietação e defendem soluções mais efetivas, condenando a elevação da taxa básica de juros, que está longe de ser o melhor caminho para combater o aumento de preços.
Leia mais...

Adotar É Diferente do Viabilizar

Publicado em Domingo - 01 de Maio de 2011

A Operação Lei Seca, viabilizada pelo governo fluminense, vem sendo bastante elogiada. Não é para menos. Pois ela contribui, e muito, com a diminuição do número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito. Talvez, por isso, tem despertado interesse de outros Estados, os quais pretendem copiá-la.
Leia mais...

O bode expiatório dos resíduos sólidos

Publicado em Sexta - 29 de Abril de 2011

Leia mais...

Ouvir e fazer direito

Publicado em Quarta - 27 de Abril de 2011 | por Karine Pansa

É prudente o tom discreto que o novo governo tem empregado à administração. Agradável surpresa num Brasil onde é corriqueiro o proselitismo político antes mesmo de se realizar algo concreto. Tal atitude é muito oportuna neste momento em que se exigem cuidado para gerir uma economia com risco de inflação e consumo desenfreado e ousadia para se aperfeiçoar estruturas e culturas obsoletas, garantindo-se a continuidade do crescimento do PIB.
Leia mais...

Lixo, competência e responsabilidade

Publicado em Quarta - 27 de Abril de 2011 | por Tenente Dirceu Cardoso Gonçalv

O lixo tem sido, cada dia que passa, o grande problema para as cidades. Não é mais possível recolhê-lo e jogá-lo em valas ou terrenos distantes do centro urbano, como tem sido feito desde o início da urbanização. O dito progresso levou o homem a substituir a mata por plantações agrícolas e áreas de criação pecuária. O aumento da população, com sua atividade econômico-transformadora, eleva diariamente o volume dos rejeitos e amplia a sua toxidade a níveis que a Natureza não é capaz de depurar. Daí a necessidade de controlar o processo e só classificar como lixo aquilo com o que não dá para fazer mais nada de útil.
Leia mais...

Diesel da cana

Publicado em Quarta - 27 de Abril de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

A imprensa divulgou o resultado dos testes realizados em ônibus movidos a diesel de cana apontando uma redução de 40% na emissão de poluentes. Isso é uma boa notícia, não só pela redução da poluição, um grande problemas das grandes cidades com São Paulo, mas também pela produção de diesel a partir da cana-de-açúcar.
Leia mais...