Artigos Opinião
Rio: Vitrine do Brasil
O Rio deJaneiro é, sem sombra de dúvida, a cidade mais conhecida do Brasil e é considerada uma das mais belas cidades do mundo, com suas paisagens como a baia de guanabara, o Corcovado (onde está a imagem do Cristo Redentor)e o conjunto formado pelos morros da urca e do pão de açúcar como um dos cartões postais que encantam não apenas turistas nacionais, internacionais e também seus moradores.
Arquipélado dos Transportes
Um dos grandes desafios de países de porte grande é o de integrar seus territórios, tornando próximo o distante, a fim de ter fluidez nos transportes.
O Mercado de Vice-Prefeito
Fala-se muito em postulantes para as disputas das principais prefeituras do Estado de Mato Grosso. Quase nada, porém, sobre os possíveis candidatos a vice-prefeito. Raro é o texto que traz uma linha a respeito. Talvez por considerar o dito tema sem importância, ou mesmo por considerar que o vice não passa de um nome – menor – impresso na chapa.
Porto dos Gaúchos e a luta pelo desenvolvimento
Mais um ano de luta marca os 57 anos de fundação de Porto dos Gaúchos. Situada ao Norte mato-grossense, a cidade busca o seu espaço na agricultura, depois da crise que assolou o setor madeireiro. A multiplicação da produção agrícola pode ser a mola propulsora da economia desse município acolhedor, formado por gente trabalhadora que clama por melhorias.
Cultura em contas satélite
Acadêmicos, burocratas e tomadores de decisão na área de cultura concordam com a dificuldade de mensurá-la, ainda que já tenha sido convertida nalguma indústria e se suponha, destarte, mais fácil a tarefa. O primeiro desafio que encontram é o de responder à pergunta sobre o que devem considerar cultura. O segundo - e não menos importante - é de que instância do processo deve ser medida: produção, circulação ou consumo cultural.
Rixas Pessoais na Campanha Eleitoral – I
“Rixas pessoais movimentam o tablado da política em vários municípios mato-grossenses”. Resumia-se nesta frase o conteúdo do e-mail que chegou a esta coluna. Seu autor não deixava qualquer dúvida quanto a isso. Nem deveria. Pois os fatos, entrelaçados as jogadas das lideranças partidárias, formam um único cenário, cujos traçados denunciam a existência de velhas desavenças.
A nova sistemática resursal trabalhista
Após alteração da competência da justiça do trabalho, através da Emenda Constitucional de nº 45, o processo do trabalho pouco sofreu alterações, até esta semana, quando o TST divulgou a aprovação do Projeto de Lei nº 2214/2011 de autoria do deputado Valtenir Pereira, projeto que teve inicio durante audiência realizada com o Presidente do Tribunal Superior do Trabalho - TST, Ministro João Oreste Dalazen.
Os médicos, os planos de saúde e o governo
Os médicos que prestam serviços aos planos de saúde fizeram, na última quarta-feira (25), o seu “dia nacional de advertência”. Querem que as operadoras aumentem em 26% o valor das consultas e procedimentos e, ainda, que os paguem em dia. Se não forem atendidos, prometem nova manifestação em junho, com a possível paralisação dos serviços. Os planos de saúde têm 47 milhões de brasileiros (25% da população) filiados e movimentam 55% de tudo o que é gasto em saúde no País. A impressão que resta ao leigo é de que dinheiro há, e as divergências ocorrem por conta da divisão do bolo.
Falta energia
É surpreendente como algumas coisas não funcionam no Brasil. Quando ainda jovem, nos anos 1980, soube que as usinas de álcool queriam vender energia elétrica (cogerada) usando um combustível barato, na verdade um problema para as usinas, o bagaço da cana. Foi preciso o "apagão" de dez anos atrás para obrigar o governo a aproveitar esse gigantesco potencial energético até então desperdiçado.
Sem robotizar o candidato
Bom pessoal hoje em dia tem se falado muito em Marketing Político que nada mais é a estratégia usada em uma campanha para aproximar um candidato do povo e arrebanhar os eleitores, porém os tempos passam e as evoluções acontecem e com elas as pessoas também mudam.