Artigos Opinião
Lusco-fusco
O leitor já deve ter vivido a experiência de dirigir ao amanhecer ou ao entardecer. A vista fica meio embaralhada, principalmente ao anoitecer. Até a gente se acostumar com a luz do farol, a estrada vira um perigoso vulto, e os veículos que cruzam pelo nosso são como duas bolas de fogo flutuantes sobre essa calha nem clara nem escura.
Rasqueado Cuiabano, não pode morrer!
Quando mantemos usos, costumes e valores, herdados dos nossos antepassados, dizemos que é uma tradição.
Dilma e Joana
A enfermeira do Hospital de Base de Brasília, Joana Fernandes, descobriu há dois meses que tem o mesmo câncer da presidente eleita. No mesmo dia em que Dilma fazia uma revisão clínica no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, Joana se desesperava porque a farmácia pública não tinha o rituximab, que faz parte da quimioterapia, para controlar o linfoma e os médicos diziam que a falta do medicamento poder causar uma progressão da doença.
Sustentabilidade e Trabalho
A "sustentabilidade" é o mote do estágio atual do capitalismo. É difícil não encontrar o termo no discurso de qualquer político convincente. Seu emprego, contudo, é a tentativa derradeira de encobertar a perfídia do sistema econômico vigente, que escraviza as pessoas e denigre a natureza.
O conselho e a verba publica
O Brasil perdeu 11.214 leitos hospitalares nos últimos quatro anos. A revelação, feita pelo IBGE, justifica o caos, cada dia maior, instalado em pronto-socorros, ambulatórios e hospitais. O assustador, no entanto, é o discurso das autoridades, que têm como positiva a atuação nessa importante área. A incompetência está explícita e revela, até, nos planos particulares de saúde, que o cidadão adquire a elevado preço para fugir à fila do serviço público e, hoje, também impõe filas e restrições aos seus usuários.
O Brasil “barrichellizou”
No Brasil costuma-se separar as leis entre as que pegam das que não pegam. Assim também ocorre com as palavras, gírias e até siglas. No futebol, por causa do sucesso de Pelé, o jogador com a camisa número 10 costuma ser considerado o melhor do time. Romário, com a 11 e Ronaldo com a 9 tentaram mudar esses valores, mas, como as leis, não pegaram. Ainda no esporte, virou unanimidade a afirmação de que a vitória resulta só de garra, empenho e dedicação; ou se perde por falta de garra, empenho e dedicação. Todos falam isso.
A marolinha ou a decepção nacional
Uma nova crise econômica foi dada ao conhecimento do mundo nesta terça-feira. Portugal, a Irlanda, a Grécia e a Espanha não conseguem fechar suas contas, apesar das restrições adotadas durante a última tormenta.
Mixto é esquecido após eleições
Há um ano e meio, um grupo de políticos apareceu no cenário esportivo com a promessa de levar o Mixto à Série A do Campeonato Brasileiro, até 2014. Neste grupo, políticos de peso: o então governador Blairo Maggi, o deputado estadual José Riva e o então vice e hoje governador, Silval Barbosa.
Por que não privatizar a Educação?
A Secretaria Municipal de Educação de Catanduva está comemorando uma importante conquista: a melhoria no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e, ainda, é a única cidade do projeto Parceria Votorantim pela Educação a apresentar avanços nos dois ciclos do fundamental. As notas obtidas no IDEB 2007, nos anos iniciais, era 5,1 e foi para 6,1 em 2009, superando a meta prevista para 2015; já nos anos finais, a nota foi de 4,0 para 4,7 (meta de 2011).
O resultado do Censo e os municípios
O Brasil conta com 5.565 municípios, sendo 141 mato-grossenses. Desde o dia 1º de agosto deste ano, os municípios passaram a conviver com a preparação do Censo Demográfico de 2010, que apresentou o perfil de um novo país.