Artigos Opinião
A sujeição do preso à execração pública
Uma das mais contundentes afirmativas que se extrai da magnífica obra de Montesquieu (mais clara e fácil de compreender) é a de que “todo homem que tem poder é tentado a abusar dele; vai até onde encontra limites”. Escrita no século XVIII, a frase do autor iluminista continua atual como nunca.
Dedo na ferida
Estive refletindo sobre constantes declarações dos militares sobre "atividades subversivas" da época, com especial atenção para grupos armados. Todas as ações eram classificadas como "terrorismo". Quando a ditadura passou, relativizamos o termo "terrorismo", suavizando-o para "resistência", ainda que mortes indiscriminadas fossem cometidas.
A população estimada e a real
Já se tornou rotina. Toda vez que se divulga o resultado do Censo Demográfico, realizado a cada dez anos, aparecem prefeitos, vereadores e outras lideranças municipais e regionais reclamando do número habitantes apurado.
Luz para todos é ação prioritária
Foi correta a decisão do Governo Federal de prorrogar, até dezembro de 2011, o prazo de execução do “Luz para Todos” — Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica. Como se sabe, o projeto foi lançado em 2003, com a meta de acabar com a falta de energia elétrica, um problema que afetava número muito grande de famílias no País. Calculava-se, à época, a necessidade de incluir nesse benefício prioritário, até o ano de 2008, cerca de 10 milhões de pessoas, principalmente do meio rural.
Cidade do Servidor pode ser o segundo grande CPA
Na tarde desta segunda-feira, 8 de novembro, em reunião com o governador Silval Barbosa, no Palácio Paiaguás, reivindicamos o maior programa de financiamento imobiliário do Estado de Mato Grosso, apresentado pelos representantes sindicais ao governo, batizado de Cidade do Servidor.
Seleção genética de trabalhadores?
Existe um interesse crescente sobre o debate ético nas relações entre trabalho e saúde e entre biologia humana e economia. Isto se dá em uma época em que o avanço tecnológico vem afetando as relações de trabalho, em todos os níveis, e modificando sobremaneira a sua organização dentro da empresa e na sociedade hoje dita planetária.
Conversa espiritual
Nada combinado. O papo com uma amiga evangélica – Testemunha de Jeová – aconteceu de forma espontânea e natural. Minha amiga foi ela mesma do começo ao fim da conversa. Fiquei impressionado! Durante alguns minutos bebi a sua fé.
A Ordem e o respeito.
Arrebatou-me, novamente: desafiando minha consciência. Tal como fora antes, aquilo que me impõe a escrever, novamente liberto: ideal da expressão no falso mundo das identidades.
Primeiras Heresias
O cristão de hoje provavelmente nem imagina que a Bíblia que tem nas mãos é resultado do trabalho de grandes homens que não só preservaram as Escrituras como também combateram aqueles que procuraram deturpar as palavras de Nosso Senhor, as heresias. Para muitos cristãos, ter uma oração que "obriga" Deus a fazer o que precisamos não parece ser um absurdo sem tamanho, vivem a heresia e não se apercebem. Assim, pretendo mostrar as ideias dos primeiros heréticos.
O Chutar O Pau da Barraca
O Brasil já tem um novo presidente. Trata-se da primeira mulher a presidir o país. Lula da Silva vê a si próprio como “rei morto”. Embora não negaria dar “um conselho” a eleita, “se procurado”, e a sucessora, por sua vez, confessou “bater-lhe a porta” quantas vezes forem preciso. Estão, portanto, combinados: um chama e o outro atende. Pelo menos até o momento em que a presidenta achar de “chutar o pau da barraca”. Possibilidade nada remota. Filme antigo, que a oposição torce para vê-lo novamente em cartaz.