Artigos Opinião
E os fatos pedem socorro
Onde está essa imprensa que o ministro vê exercendo suas prerrogativas na garantia do pluralismo democrático e cobrando respeito? Certamente não no coro uniforme dos grandes grupos de comunicação; nem no silêncio do consórcio dessas empresas em relação ao que não convém tornar conhecido; nem no seu cavernoso silêncio ante o ativismo judicial dos nossos tribunais superiores.
Sociedade da tecnologia ou da comunicação?
Por isso, quando vemos as pesquisas de "profissões do futuro", "habilidades mais valorizadas atualmente" temos a comunicação e suas vertentes - empatia, saber trabalhar em equipe, oratória,... - como destaque. Porque o técnico, o braçal, os cálculos, são melhores executados pelas máquinas, isso já é realidade, mas o que conecta, o que engaja e o que motiva para crescer é feito por quem domina a comunicação.
Não desperdice a surpresa que a vida lhe traz
Podemos ter duas reações: a recusa imediata, por medo, revoltando-se com o acontecimento. Ou, por coragem, tentar desvendar o que está ali à sua frente, acrescentando uma vírgula para o novo.
E os fatos pedem socorro
Em contrapartida, se há algo irrepreensível na comunicação social é o que ele chama, genericamente, mas com endereço bem específico, de imprensa. E o vice-versa é verdadeiro: para a essa imprensa, se há algo insusceptível de crítica nas instituições nacionais, são nossos tribunais superiores.
A lei do livro em Mato Grosso
Sempre procurei inspirar nos meus alunos o prazer de ler e a paixão pelos bons livros. Em outros artigos aqui publicados, tentei mostrar como a leitura, mais que educadora, é libertadora, tanto na perspectiva do indivíduo como da coletividade.
Eleições
Há uma tese de analistas políticos que a única chance, ainda que remota, de algum candidato fora da polarização conseguir sucesso, estaria na união dos cinco ou seis pré-candidatos mais promissores, em torno de um só nome.
O que o outro escolheu não é da sua conta
Esses tipos de atitudes desencadeiam uma série de outras bem graves e nada convencionais que remetem ao bom convívio em sociedade. A frase: ‘O que outro escolheu viver não é da sua conta’, vem de encontro com a temática abordada aqui.
Rodovia, concessão e esquisitices
O correto seria a empresa cobrar pedágio somente no trecho que iria realizar serviço, nem que cobrasse preço maior para cumprir com o contrato e duplicar o seu trecho todo. Montou nove praças de pedágio e arrecada cerca de 500 milhões de reais por ano, como mostrou a OAB/MT. Duplicou apenas 117 quilômetros dos 453 que deveria fazer, mas pode cobrar pedágio em 853 km.
Comida com veneno
Referido projeto de lei flexibiliza o controle e a aprovação dos agrotóxicos no Brasil e concentra todas as decisões no Ministério da Agricultura. Retira a participação dos órgãos de saúde e meio ambiente da aprovação de novos agrotóxicos a serem utilizados no Brasil e o controle daqueles já existentes.
Embate
Neste caso específico serão colocados peixes predadores das piranhas que estão em excesso, chegando a atacar pessoas, algumas delas tiveram membros mordidos e dilacerados por elas; desta forma, causando medo e pavor à população que frequenta o referido lago.