Artigos Opinião
A triste retrospectiva ambiental de 2020
A política de desmatamento do governo federal, capitaneada pelo presidente Bolsonaro, praticada pela subserviência do Ministério do Meio Ambiente, utilizando-se oportunisticamente da pandemia para “passar a boiada”, desconstruir o ordenamento jurídico ambiental, legitimar o avanço do desmatamento com posturas de ausências e outras de natureza simbólica.
Redução nos casos de conjuntivite na pandemia pode estar diretamente relacionada aos melhores hábitos de higiene da população
Os principais sintomas são: incômodo com a luz (fotofobia), lacrimejamento, coceira, sensação de areia nos olhos e vermelhidão ocular. Em geral, o quadro clínico é autolimitado, acometendo os dois olhos, podendo durar até 15 dias, nos casos agudos, e não costuma deixar sequelas.
O custo do negacionismo
Ao longo de 2020, como em nenhum outro país no mundo, presenciamos autoridades e lideranças empresariais negarem a gravidade da pandemia, desprezarem a adoção de medidas preventivas de distanciamento social, desacreditarem as pesquisas científicas para desenvolvimento de vacinas e postergarem as providências diplomáticas e logísticas para a vacinação maciça e urgente dos brasileiros.
A troca do VLT pelo BRT
Agora, depois de tomada uma decisão individualizada, se lembraram que existem as Prefeituras Municipais. Com convites para reuniões, as quais o Município não terá nenhuma voz, tentam criar um cenário para validar um discurso de decisão democrática que nunca existiu.
Notificação compulsória
Assim, foi acrescido à lei 10.778/2003, que trata da notificação compulsória da violência doméstica contra as mulheres, no artigo 1º, § 4º, tornando obrigatória a comunicação à autoridade policial em 24 horas os casos de violência contra as mulheres que aportarem no serviço de saúde.
Já vai tarde
Pode parecer caça às bruxas, porém não é, trata-se de um cidadão persona não grata em nosso país; principalmente por decisões antidemocráticas, e envolvimento em situações pouco ortodoxas, com citações, dele e do seu pai Cézar Maia, em inquérito que os investigam.
Ser honesto, é ser humano
As vacinas mal chegaram ao Brasil e os donos do poder de 18 Estados furaram a fila. Onde está a dignidade dessas autoridades? Segundo o Estadão – Folha de São Paulo digital, do dia 22 de janeiro, os primeiros a receberem as vacinas seriam: “idosos residentes em institutos, indígenas e servidores da saúde que trabalham diretamente no combate à Covid-19”.
Os diretores da Anvisa
Eles com seus melhores ternos, creio que feitos para a ocasião. Alguns em cuidadoso dégradé, especialmente o chefe que vestia um paletó cinza claro sobre um colete da mesma cor, mas um tom abaixo. Sob estes, uma camisa impecavelmente branca e uma gravata vermelha, que, em contraste, destacava a delicadeza das cores claras.
O indicador carne
Este perfil de consumo de carnes costuma ser um indicador econômico e aponta o poder de compra dos brasileiros na hora de colocar comida na mesa. Os números levantados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que ao longo dos anos houve uma mudança no padrão, aumentando o consumo de carnes de frango e suínos em substituição à proteína vermelha.
Sem Carnaval, pelo menos por enquanto
Carnaval não é feriado, é dia útil, mas por tradição - e acredito que tradição seja a parte mais importante na construção da identidade cultural de um povo - no Brasil, onde a grande maioria das empresas não trabalha, promove-se um período de quatro dias de inatividade, impactando nos resultados dos meses de fevereiro, ano após ano. Esse impacto já é alocado em todos os planejamentos e previsões, tanto na esfera pública como na privada.