Artigos Opinião
Sustentável para quem? Conheça o greenwashing e saiba como evitá-lo
Neste contexto, promover uma opção sustentável em meio a outras 99 opções que contribuem para a destruição do planeta não ajuda muito.
O antagonismo tem seu preço
Dias atrás a Conferência da ONU para o Comércio e o Desenvolvimento – UNCTAD, publicou estudo[1], onde afirma que o Brasil caiu da 6ª posição para a 11ª entre principais destinos de investimentos no mundo.
Crimes em licitações e contratos públicos
Cuida-se, assim, da previsão dos delitos em licitações e contratos administrativos até então estabelecidos pela Lei 8.666, embora com algumas alterações no próprio Código Penal.
A sina da vacina
Após infinitas vociferações presidenciais e de seus sequazes trabalhando contra, conseguimos, pelo esforço e determinação do Instituto Butantan e da Fiocruz, iniciar uma campanha tímida e descoordenada pela ausência quase total do Ministério da Saúde. Provavelmente este Ministério de gloriosa história precisará ser refundado diante do seu esfacelamento planejado e de sua desmoralização perante a comunidade científica e do povo brasileiro.
A representação do rosto
É perceptível que a cultura Ocidental contemporânea diz que o rosto é visto com extremo valor para elas. Uma lesão nessa região é capaz de depreciar a autoestima e a imagem feminina.
Meu avô, o curador e Bolsonaro
O Vô Zeca era mais sofisticado que o Dito, porque baseava-se no “Chernoviz - Manual e Guia Médico” - literatura prática disponível na época. Este livro descrevia as doenças mais recorrentes, indicava tratamentos, a forma de obter os ingredientes no meio rural e como prepará-los.
Vitiligo: muito mais do que a cor da pele
O que poucos sabem é que o vitiligo pode afetar qualquer parte do corpo e pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, etnia ou sexo. Personalidades como a brasileira Luiza Brunet e a modelo canadense Winnie Harlow são porta-vozes do tema nas redes sociais.
A Necrópole da Covid-19: a invisibilidade dos despossuídos
Ainda existe para os despossuídos condições de vida limitadas, violência doméstica, redução de alimentos – aportes nutricionais – comprometimento do bem-estar físico e mental. Interação social e comunitária restrita são outros fatores que culminam na exclusão social.
Bandeira vermelha
Sim, estamos na iminência de enfrentar uma crise elétrica como aquela experimentada no início do século. Ações iguais diante do mesmo cenário geram efeitos iguais. E o que isso quer dizer? Se tudo seguir como está teremos racionamentos e até apagões em meio a uma pandemia.
A aplicação da nova lei de abuso de autoridade
Os constantes abusos do Estado culminaram na necessidade de criminalizar aquele que é detentor do poder de julgar e condenar a todos. Antes inatingível no topo da hierarquia, agora o Estado vê-se como réu, lutando contra si mesmo para que se puna em razão do desenfreado uso de seu poderio.