Artigos Opinião
Amor e ódio na harmonização facial
Dentre tantos casos que ilustram a necessidade de o espírito solidário reger a economia nas civilizações, é oportuno ressaltar o brilhante trabalho da dra. Elinor Ostrom (1933-2012), única mulher até hoje a receber o Prêmio Nobel de Economia. Ela e Oliver Williamson foram laureados em 2009, ambos por pesquisas na área de governança econômica.
As faces da corrupção
Nos últimos anos o brasileiro focou toda sua frustração na corrupção como sendo o grande mal do Brasil, principalmente em se tratando da coisa pública. Realmente ela faz grandes estragos e traumatiza o país, mas a corrupção não é origem em si. Ela é consequência de outros fatores que, se não forem identificados e atacados, a luta contra ela será eternamente inglória.
Educação inclusiva
As minhas mais importantes lembranças da infância são e sempre serão carregadas de amor avoenga. Esperava ansiosa o final de cada ano para me deslocar ao local onde entendia ser a minha casa mais feliz. Lá tudo podia. Casa de avó e avô...
Reforma política: para mudar ou para manter?
Embora a reforma política não seja um dos temas preferidos do debate nacional, acredito que as mudanças no sistema eleitoral devem ser olhadas com muito cuidado e atenção pela população.
Que niguém nos roube...
Que não feneça o sonho de uma sociedade justa, mesmo que não tenhamos o privilégio de nela vivermos. Que a injustiça, a inveja e o ódio não façam morada em nossos corações.
A importância do Dia Mundial da Saúde Ocular
Estima-se que existam no mundo cerca de 75 milhões de pessoas cegas e mais de 225 milhões de portadores de baixa visão (melhor visão corrigida entre 20-60%). E de que 90% dessas pessoas pertençam aos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como o Brasil (OMS – Organização Mundial da Saúde).
O Estado nasce com o Legislativo, não com o Executivo
No começo, era o povo. Não há outro começo de uma sociedade, país, estado. As coisas sempre começam com o povo, e com o povo apenas. Instituição alguma e administração alguma preexistem ao povo.
O tango: um patrimônio universal
O tango surgiu e saiu dos arrabaldes de Buenos Aires e migrou para o salões do mundo inteiro, mas voltou e continua vivo e forte, no mesmo lugar, a inspirar a alma portenha e a encantar a todos com o seu bailado.
Atualizar para não excluir
O Conselho Federal da Ordem do Advogados do Brasil (OAB) está atualizando, por meio de novo Provimento, as regras sobre a publicidade e o marketing jurídico na advocacia, revendo os conceitos sob a ótica das novas formas de comunicação hoje a disposição da sociedade. A pauta é complexa, sobretudo no que se refere à uma atuação profissional que lida com as coisas mais importantes da vida das pessoas, a liberdade, a família e o patrimônio.
Brasil e as concessões mal administradas
O imbróglio que se transformou a concessão da BR-163, cuja duplicação, obras e serviços previstos no cronograma estão longe de serem cumpridos para o desespero dos que pagam pedágio, faz parte de um emaranhado de situações que envolvem a legislação brasileira, no caso, a Lei 8.987/1995, e da lei de parcerias público-privadas, a 11.079/2004.