Artigos Opinião
Estado tem que caber no orçamento
O TCE mostrou que, em 2015, a receita corrente líquida do estado cresceu 6.6% e a folha salarial 15%. Números do governo apontam que a folha cresceu, de 2007 para 2015, 230% e a arrecadação 156%.
Licença para uma reflexão pessoal
Estudei História do Brasil nos bancos de uma escola pública da periferia de Cuiabá, que foi onde me formei no ensino fundamental. Depois tive o êxito de estudar na ETF-MT, hoje, IFMT. Oportunidade essa, que tive acesso a um olhar mais humanizado e crítico para a história do meu país.
Nos extraviamos
Quando uma criança leva socos de um adulto por um pedaço de bolo, precisamos abandonar nossa zona de conforto e nos perguntar: é esse o mundo que quero para meus filhos, netos e amigos? Que tipo de ser humano sou eu? Seria eu capaz disso um dia? Alguns traços nos distinguem dos animais, outros nos transforma em um deles.
Os desafios em um ano decisivo
O último ano de mandato é sempre cercado de expectativas para os prefeitos que vão encerrar o ciclo da sua administração e também para os que irão se candidatar à reeleição. Este ano, além dessa expectativa, acrescenta-se a preocupação, sentimento que tomou conta dos atuais gestores. A inquietação está associada às dificuldades naturais do cargo, agravadas pela instabilidade política, econômica e moral que envolve o país.
A voz e a vez do pré-candidato
De figura rechaçada para acolhida pelo ordenamento jurídico, o pré-candidato é, hoje, uma realidade de ôntica, embora ainda não tenha recebido a aceitação – e a devida atenção – dos Tribunais Eleitorais. A propaganda antecipada, também chamada de extemporânea, foi largamente combatida nas eleições anteriores, acarretando saldos negativos decorrentes de aplicação de multas e cassação de candidaturas em casos pontuais, nos quais detectaram-se abusos de poder.
Respeito ao trabalhador
Conforme a Associação Mato Grossense dos Transportes Urbanos (AMTU), atualmente mais de 345 mil pessoas entre Cuiabá e Várzea Grande (as duas maiores cidades do Estado), dependem de alguma forma do transporte coletivo, sendo estas irrevogáveis vítimas do deplorável serviço ofertado, pelas empresas encarregadas nesta função.
O senador Delcidio foi preso em flagrante ou por prisão preventiva?
A primeira vez que se decreta a prisão de um Senador da República no Brasil oferece ocasião para refletirmos sobre o modelo de prerrogativas constitucionais dos parlamentares e a força normativa da Constituição.
A Crise Penaliza o Municipio
A crise econômica e política que afeta o Brasil é o assunto mais comentado nos últimos meses no país.
Os reflexos das dificuldades podem ser identificados com muita facilidade e se materializam por meio da desaceleração da economia, do aumento do desemprego, do congelamento de investimentos, do baixo crescimento, entre outros fatores.
TV Deseducativa
A televisão brasileira poderia ser uma grande fonte de disseminação cultural. Mas, infelizmente, está, e sempre esteve, a serviço do grande capital, o que é totalmente aceito pelas leis do mercado.Lembrei-me do relato de um amigo. Disse-me ele que, em 1981, durante uma viagem à China, voltou encantado com a programação televisiva, totalmente dedicada à cultura e a ensinamentos no campo da prevenção de doenças.
Vereador não é profissão
Por curiosidade científica buscamos conhecer a Classificação Brasileira das Ocupações, onde consta o Guia das Profissões Regulamentadas, publicada no portal do Ministério do Trabalho (www.mtecbo.gov.br).Descobrimos que existe previsão legal de algumas profissões diferentes e extravagantes, como Repentista, o profissional que “utiliza o improviso rimado como meio de expressão artística cantada, falada ou escrita, compondo de imediato ou recolhendo composições de origem anônima ou da tradição popular”, como preleciona a Lei nº 12.198, de 14 de janeiro de 2010.