Publicado em Sábado - 23 de Dezembro de 2023 | por Fernanda Branco

Opinião Fim de ano: exageros e os prejuízos à saúde

Outro perigo está relacionado à demasia do uso do sal e à pouca hidratação, com alto consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes, o que pode causar uma série de problemas, que vão desde dores de cabeça até um possível aumento de pressão e retenção de líquidos.

Leia mais...

Opinião Você sabe o que é Christmas holiday effect?

Publicado em Sexta - 22 de Dezembro de 2023 | por Max Lima


É possível também ocorrer uma intoxicação por álcool, o chamado Bloqueio Cardíaco dos Feriados. (“Holiday Heart Block”). O bloqueio é temporário e é revertido espontaneamente, após a metabolização da substância.

Leia mais...

Opinião Solidariedade natalina

Publicado em Sexta - 22 de Dezembro de 2023 | por Graci Ourives de Miranda

Visualizar e doar aos necessitados é sentir liberdade interior. O normal é a aceitação de todos os humanos convivendo no mesmo espaço.

A vida humana é valiosa. Paz! É um cidadão voluntário avistar sorriso de leveza do próximo. Presente natalino é ser agraciado com gesto cristalino de amor de pessoas desconhecidas.

Leia mais...

Opinião Muitos Mato Grossos

Publicado em Sexta - 22 de Dezembro de 2023 | por Onofre Ribeiro

Uma nova tendência social em formação na mistura inevitável com os migrantes. A miscigenação ampla entre todas as características sociais de Mato Grosso está caminhando naturalmente. Em alguns anos teremos gerações de gente misturada. Sempre dá bons resultados.

Leia mais...

Opinião Uma vida adequada

Publicado em Quinta - 21 de Dezembro de 2023 | por Francisney Liberato

O politicamente correto para se ter uma vida bem-sucedida é praticar atividades físicas; comer frutas e verduras, evitar a comilança de gorduras e açúcar; manter-se tranquilo no trabalho; ter bons relacionamentos; ter fé; buscar equilíbrio em todas as áreas da vida; ocupar a mente com pensamentos positivos; economizar dinheiro, dentre outras boas práticas.

Leia mais...

Opinião Implante contraceptivo subdérmico hormonal

Publicado em Quinta - 21 de Dezembro de 2023 | por Laerte Basso

É um contraceptivo feminino que consiste em um pequeno bastão de 4cm de comprimento por 2mm de largura, semelhante a um palito de fósforo, para ser implantado no braço (antebraço), liberando um hormônio derivado da progesterona que tem efeito contraceptivo eficaz.

Leia mais...

Opinião Cidadão e cidadania

Publicado em Quarta - 20 de Dezembro de 2023 | por Luiz Henrique Lima

Na democracia é diferente. O poder é partilhado e as decisões são objeto de permanentes questionamentos. Há controles que limitam a ação dos governantes, impedindo abusos e desvios. Há cobrança de resultados. E há múltiplas oportunidades de participação dos cidadãos.

Leia mais...

Opinião Polícia e Poder

Publicado em Quarta - 20 de Dezembro de 2023 | por Graci Ourives de Miranda

Contudo, em se tratando da vigilância do bem-estar dos policiais nas delegacias a situação é caótica. A qualidade do espaço físico, segurança e condições de trabalho são lamentáveis. Deveriam ser repensadas pelos poderes melhor qualidade de vida para os policiais.

Leia mais...

Opinião Tonturas em crianças

Publicado em Terça - 19 de Dezembro de 2023 | por Vanessa Moraes

Apesar de ser a segunda causa que mais leva os adultos a buscar atendimento médico, as tonturas ou vertigens também podem atingir as crianças. Por não ser um sintoma muito comum nos pequenos, pode ser motivo de ansiedade e preocupação para os pais ou responsáveis.

Leia mais...

Opinião Saiba quais são as 17 cidades de MT entre 100 maiores PIB per capita

Publicado em Terça - 19 de Dezembro de 2023 | por Davi Vittorazzi/Mídia News

O PIB per capita do Brasil foi de R$ 42.247,52 em 2021. Na comparação do PIB per capita dos municípios das capitais, Cuiabá ficou na 7ª colocação em 2021, com R$ 47.700,88, atrás de Brasília, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Curitiba.

Leia mais...