Publicidade

Publicado em Sexta - 16 de Dezembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Opinião Dona Marisa, companheira

A cena, estampada nos jornais e sites de notícias e veiculadas pela TV, na segunda e terça-feira passadas, que mostra o médico Roberto Kalil Filho cumprimentando o ex-presidente Lula pela boa recuperação, é forte. Independente de preferências pessoais ou político-ideológicas, o flagrante expõe o ser humano em sua plenitude de reações após a fragilidade física, que o fez abrir mão até da própria imagem pública. E, com ênfase talvez maior que o do paciente, aparece dona Marisa Letícia, a guerreira sempre presente, cuja expressão facial parece noticiar que o pior já passou.
Leia mais...

Opinião Alto Paraguai – 58 anos de emancipação

Publicado em Sexta - 16 de Dezembro de 2011 | por José Riva

Quero registrar a minha gratidão por Alto Paraguai. Um município que mesmo diante das dificuldades pelo fim do ciclo do garimpo, continua firme na busca por dias melhores para os seus 10 mil habitantes. Nesses 58 anos de emancipação político-administrativa muitos avanços foram registrados, em que pese a cidade ainda sinta os reflexos de uma economia exaurida, a Assembleia Legislativa tem atuado de forma intransigente para alavancar os municípios que precisam muito da presença do estado para crescer.
Leia mais...

Opinião Advento, Tempo da Esperança

Publicado em Terça - 13 de Dezembro de 2011 | por Patrícia Mendes

O pensamento de Jocken Kleper, escritor alemão, sobre a Liturgia da Igreja, nos leva a compreender melhor o significado do Tempo do Advento: “O Ano Litúrgico, com suas atualizações e exposições da vida de Cristo, é a maior obra de arte da humanidade; e Deus mostra-se favorável a isso, consentindo-o a cada ano e concedendo-o numa luz sempre nova, como se fosse a primeira vez”.
Leia mais...

Opinião Duplicando as rotas da morte

Publicado em Terça - 13 de Dezembro de 2011 | por Ubiratan Braga

Tudo está conspirando a favor de Mato Grosso no nicho infraestrutura. Parece ilusão, mas as últimas informações divulgadas nos sites corporativos de deputados federais, a exemplo de Wellington Fagundes (PR), apontam que não. Que bom. Que assim seja! Que Deus pague em dobro, até porque o tempo de entrega da carga, o horário de chegar ao terminal rodoviário indicado, o sono traiçoeiro, a sinalização inadequada, os buracos, as restrições como amenizadoras dos acidentes e a famigerada imprudência recheiam a triste estatística dos boletins das rodovias federais que cortam o Mato Grosso. E isso precisa mudar.
Leia mais...

Opinião Provocação e Divagação

Publicado em Segunda - 12 de Dezembro de 2011 | por Lourembergue Alves

Outro dia, em meio a conteúdos dos e-mails, a única certeza que se tinha era mesmo a dúvida sobre a verdade de uma asserção. Verdade que esbarrava na dificuldade de se decidir. Dificuldade, hesitação ou cepticismo? Novamente a incerteza. Esta, porém, não serviu de impedimento para ler a última correspondência, que falava a respeito de uma aliança político-eleitoral entre o governador e o presidente do Parlamento estadual. Os dois “são bastante próximos”, dizia o missivista, o qual reconhecia também que “isso não assegura pacto algum”. Nem mesmo o de cunho pessoal ou familiar. Pois “sempre haverá interesse outro capaz de inviabilizá-lo”. 
Leia mais...

Opinião A reestruturação de Nova Brasilândia

Publicado em Segunda - 12 de Dezembro de 2011 | por José Riva

Emancipada pela Lei 4.149, Nova Brasilândia completa 33 anos neste dia 10 de dezembro. Localizada há apenas 210 quilômetros da Capital, essa é uma das cidades que envidamos esforços para ajudá-la na construção da sua história. Uma fase de lutas e reestruturação diante do fim do ciclo do garimpo, que exauriu a economia de muitos municípios.
Leia mais...

Opinião Reflexões sobre qualidade de vida

Publicado em Segunda - 12 de Dezembro de 2011 | por BrunoPeron Loureiro

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA, da sigla eminglês) previu que seríamos 7 bilhões até outubro de 2011. A preocupação emtorno do aumento populacional tem sido constante em meus escritos. Como seassegurará a "qualidade de vida" a tantas pessoas se a maioria padece dadistorção de algum de seus vértices?
Leia mais...

Opinião O Brasil também é exemplo

Publicado em Sexta - 09 de Dezembro de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

O Brasil foi o grande destaque do Parapan-Americano de Guadalajara, repetindo o feito no Rio de Janeiro em 2007. Os para-atletas subiram ao pódio 197 vezes, totalizando 81 medalhas de ouro, 61 de prata e 55 de bronze. E, à frente dos EUA que ficaram com 132 pódios (51, 47 e 34) e dos 165 dos anfitriões (50, 60 e 55). Certamente, o evento do México coloca o país como exemplo para o mundo.
Leia mais...

Opinião Os errantes e a reforma ministerial

Publicado em Sexta - 09 de Dezembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

É o sétimo ministro – Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – a cair na boca do povo e na mira da oposição e dos órgãos controladores, em menos de um ano de governo. Como os outros seis, fatalmente terá de sair pois, culpado ou inocente, não tem mais representatividade e tranqüilidade para o exercício de suas funções. Ficando, corre o risco de, em vez de trabalhar, ter de passar o seu tempo explicando-se. Seria muito importante que, como decorrência dos dissabores vividos nesse período, a presidenta realizasse um pente fino em sua equipe e aproveitasse a mini-reforma ministerial já anunciada para o início do ano, para fazer uma efetiva faxina nos corredores do governo. E que, à sombra do apurado e das possibilidades de outras crises, se necessário, promovesse uma maxi e não uma mini-reforma.
Leia mais...

Opinião Brasil, presidencialista ou parlamentarista?

Publicado em Quarta - 07 de Dezembro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O parlamentarismo – forma de governo onde o Poder Executivo é exercido por um gabinete nomeado a partir do parlamento – já existiu duas vezes no Brasil. A primeira, no império, de 1847 a 1889, e a segunda entre 1961 e 1963 quando, após a renúncia do presidente Jânio Quadros, os militares pretendiam impedir a posse do vice-presidente João Goulart, ligado ao sindicalismo e à esquerda. Goulart, no entanto, venceu o plebiscito, e o presidencialismo foi restabelecido, mas o regime desaguou no movimento de 1964, que o afastaria do poder.
Leia mais...