Artigos
Opinião S. C. Corinthians e o mercado chinês
O Corinthians - que nos anos 80 inovou com a “democracia” do dr. Sócrates e hoje constrói seu novo estádio projetado especialmente para a Copa do Mundo – prepara agora o caminho para a China. Até março deverá ter um chinês entre seus jogadores e, com isso, tornar-se-á o primeiro clube brasileiro a despertar interesse junto à emergente população chinesa, de 1,4 bilhão de habitantes. É, sem dúvida, uma grande jogada econômica, pois a China “invade” o mundo com seus produtos industriais e negócios no mercado financeiro mas, em contrapartida, tem em seu território um mercado gigantesco e ainda inexplorado. Quem, com inteligência, chegar primeiro, tende a ganhar.
Opinião Revista artesur
A América Latina manifesta crescentemente a qualidade de sua produção artística e criativa e reconhece as potencialidades que ainda tem para desenvolver. Ainda, seus produtores e promotores esforçam-se para dinamizar este registro e inserir suas obras em circuitos com os que há pouco tempo nem se sonhava.
Opinião O prefeito, o papai-noel e o povo
Prefeitos de inúmeras localidades ocupam-se, nesses últimos dias do ano, com a inauguração de obras de fachada. São pracinhas, quadras esportivas, asfalto e outras quinquilharias. Procuram, com isso, cultivar a imagem de bom administrador e começar bem avaliados o ano eleitoral de 2012.
Opinião Sonhar É Preciso, Planejar Também
O sonho acabou. Pelo menos para milhares de brasileiros, que torcem pelo Santos. A vitória foi do time adversário na decisão do campeonato mundial. Infelizmente! A derrota, porém, não serve de desculpas para que outros sonhos não possam ser sonhados. Isso também vale para todos os conterrâneos. Um ano caminha para o seu final. Porém o vindouro já bate à porta. É hora, portanto, de refazer os planos. Planos, quando bem elaborados, renovam-se as esperanças, e estas, por sua vez, são capazes de oxigenar a vida, cujo viver exige prudência e persistência. Ingredientes necessários na conquista dos objetivos traçados.
Opinião Gestão pública e territorialidade
Há poucos dias a população do Estado do Pará rejeitou, em plebiscito, a proposta de divisão daquela unidade da Federação. Após intensos debates, mesmo com o voto majoritário da população das regiões que seriam elevadas a categoria de Estado acabou prevalecendo o chamado “bom senso”, ou seja, o voto da maioria dos eleitores que vivem na parte que seria o futuro estado do Pará, a partir de então bem menor.
Opinião Com qual atitude devemos olhar para o Ano Novo?
A chegada de um novo ano reacende esperanças, sonhos, alegrias, expectativas, mas como tudo o que é novo, provoca medo e insegurança. Na mensagem para a Jornada Mundial da Paz do próximo ano, o Papa Bento XVI aconselha os cristãos a aguardarem 2012 com muita fé e confiança. Um desafio a ser encarado, principalmente pela juventude.
Opinião Educação para um país mais justo e solidário
A educação está para o jovem como este está para a vida: em estado de urgência. O emaranhado de questionamentos e mudanças comuns na fase da adolescência não deveria impedir o jovem de ter uma certeza na vida: a de que a educação é o único caminho que ele deve trilhar até o fim, a única plataforma para uma vida melhor e mais digna. Só que o Brasil, infelizmente, ainda não alcançou padrões aceitáveis, em termos educacionais, para um país com aspirações de potência mundial.
Opinião O Guarda-Chuva e Fotografia
Desvio de dinheiro público e impunidade andam juntos, de mãos entrelaçadas. Inexiste meio para fazê-los se separar. Não no Brasil – país onde tal “amizade” fincou raiz e até se institucionalizou, via compadrio e cartorialismo, e isso faz aumentar o número de crimes contra o patrimônio público, sem que colarinho branco algum venha parar na cadeia. Pois os tribunais são lentos. O que contribui, e muito, para que os réus de hoje sejam inocentados amanhã, graças ao dispositivo da prescrição. Benefício que deve servir de guarda-chuva, por exemplo, aos mensaleiros – figuras responsáveis pelo maior escândalo da República brasileira, desde 1985.
Opinião Bibliotecas, livros e criatividade
Toda vez que se rememora odiagnóstico do pouco que se lê no Brasil, os interessados no tema sequestionam: como incentivar a leitura de livros e que direção devem tomar aspolíticas públicas no setor de literatura?
Opinião Nova Ubiratã, rumo ao progresso
O município de Nova Ubiratã foi o último a conquistar sua emancipação político-administrativa em Mato Grosso e, nesta data, comemora seu 16º aniversário. Neste ínterim, a cidade tem buscado o desenvolvimento econômico e sustentável. Graças aos mais de 9,2 mil habitantes que moram no município, acreditam no potencial da localidade e lutam por melhores condições de vida.