Artigos
Opinião Poluição sonora e as reais consequências para a saúde auditiva
A poluição sonora é causada por barulho excessivo proveniente do tráfego, buzinas, ambulâncias, carros de som, fábricas, obras, festas ao ar livre, comércio, áreas de recreação, sirenes, ônibus, motos em alta velocidade, avião, helicóptero. Ao citar tais fontes de ruído, ficamos pensativos sobre os grandes centros urbanos, onde os níveis de barulho podem chegar aos 90, 100 decibéis - níveis altíssimos se considerarmos os 50 dB que a Organização Mundial de Saúde considera como sendo o limite para a boa saúde auditiva da população.
Opinião O policial e os direitos humanos
A polícia de São Paulo se vê, mais uma vez, confrontada pela bandidagem. Diferente do passado, quando o choque foi explicito, agora é feito à traição e contra policiais de folga. E, como bem reclamou o comandante, nessa hora não aparecem os contumazes defensores dos direitos humanos para comentar o ocorrido ou defender os mortos e feridos. Fica clara a impressão de que, para essas entidades e seus militantes, só o delinqüente é ser humano, e o policial não o é.
Opinião Rosário Oeste, 151 anos
O dia 25 de junho nos chama a atenção pelos 151 anos de Rosário Oeste. Um dos municípios que compõe a Baixada Cuiabana, cidade charmosa e acolhedora que a cada ano requer mais investimentos para atender a demanda que não para de crescer. Já são 18 mil moradores que não medem esforços para contribuir com o desenvolvimento da cidade, e em contrapartida, necessitam receber qualidade nos serviços essenciais como saúde, infraestrutura, educação, habitação e cultura.
Opinião Desafios e oportunidades
Mato Grosso é um estado de inúmeros contrastes. Ao mesmo tempo em que ostenta o título de campeão nacional de grãos, maior centro pecuarista do Brasil, entre outros destaques, também concentra muitas desigualdades regionais.
Opinião Amigos que partem...
De 2011 até hoje, perdemos uma série de jornalistas para a morte: Clóvis Roberto, Eugênio Carvalho, Auro Ida, João Marinho, Dora Lemes, em Cuiabá, João Batista e Edson Santanna, em Rondonópolis.
Opinião Uma disputa sem candidatura a altura
A disputa pela prefeitura da Capital norteia a pauta da imprensa regional, movimenta as imagens nos blogs e sites e transforma em manchetes quaisquer frases próprias das transações políticas. Transações que nada tem a ver com negociar, no real conceito deste verbo, e se distanciam bastante do diálogo político no seu verdadeiro sentido.
Opinião Reelegibilidade Impossível
Com o advento da Emenda Constitucional nº 16/97, que alterou o texto do artigo 14 da Lei Maior, tornou-se possível que o Presidente da República, os Governadores e os Prefeitos pudessem se candidatar e serem eleitos para o mesmo cargo já ocupado, sem a necessidade de se afastarem do exercício do mesmo para “um único período subsequente”.
Opinião A tradição da Trindade
Vimos no artigo "Trindade, são três deuses?" que Deus é único, mas em três Pessoas. E temos a antiga Tradição para nos confirmar essa crença. Abramos parêntesis aqui, cabe esclarecer, àqueles que confundem, que a palavra que Tradição é entendida (vide o Aurélio) como conhecimento ou prática resultante de transmissão oral ou de hábitos antigos. E, ainda, instrui Paulo (Tessalonicenses 3,6): intimamo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que eviteis a convivência de todo irmão que leve vida ociosa e contrária à tradição que de nós tendes recebido.
Opinião Voto aberto e... democrático
O fim do voto secreto entre os parlamentares é o assunto de destaque no Senado Federal, que promete votar a matéria até o final do mês. Uma das propostas torna aberto o voto apenas para a cassação de mandatos parlamentares (como o atual caso do senador Demóstenes Torres) e mantém fechada a votação de ministros sabatinados para o STF e diplomatas estrangeiros, além de vetos do Executivo.