Publicado em Sexta - 09 de Março de 2012 | por Lourembergue Alves

Opinião A Picada e o Picadeiro

 Integrantes do partido político “A” agendam o dia da discussão interna sobre a eleição deste ano, já os do “B” encontram-se reunidos para definir se vão ou não lançar candidatura própria, enquanto os do “C” e do “D” se preparam para ressuscitar a antiga coligação, com a qual disputaram a eleição passada. Notícias que pautam as redações dos jornais, preenchem os espaços dos blogs e sites e são manchetes de programas radiofônicos e televisivos. Tem-se a impressão que não existe outra coisa noticiosa. Talvez não se tenha mesmo. O triste disto tudo, no entanto, é perceber que político algum se interessa pelos problemas do lugar onde diz pertencer, nem demonstra curiosidade em conhecê-los, ainda que diga o contrário. O que explica a falta de estudos a respeito pelas agremiações partidárias.
Leia mais...

Opinião Brasil e o nó do rodoviarismo

Publicado em Sexta - 09 de Março de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

            A rebelião dos motoristas de caminhões que, impedidos de circular livremente pelas avenidas marginais de São Paulo, deixaram a capital sem combustíveis durante os últimos dias, ameaça alastrar-se por todo o país. A promessa é do sindicato dos caminhoneiros autônomos, que pretende protestar contra restrições de trânsito em outras praças e pela fiscalização do pagamento correto dos fretes em todo o país. Se o movimento ganhar corpo e se materializar, sem qualquer dúvida, viveremos mais dias de desconforto, incerteza e prejuízos.
Leia mais...

Opinião xo frágil, conquistas heróicas

Publicado em Quarta - 07 de Março de 2012 | por Sandro Arquejada

Última obra da criação divina, a mulher é a primeira na arte de compreender e amar. A força feminina está estampada nos ensinamentos de vida e nos exemplos de superação de mães, tias, avós, amigas, vizinhas cujos testemunhos de vida e de fé são fonte de inspiração, que podemos relembrar e celebrar neste Dia Internacional da Mulher.
Leia mais...

Opinião O Entregar Como Estratégia de Barganha

Publicado em Segunda - 05 de Março de 2012 | por Lourembergue Alves

“O PSD deixou o staff da administração pública estadual”. Fato raro. “Mais ainda em Mato Grosso”, e, particularmente, em ano eleitoral. Pois, nesta época, a tendência é a de que o maior número de partidos continue próximo de quem tem a chave do cofre e a caneta para as nomeações. Até mesmo para acomodar apaniguados e destinar recursos e/ou obras para suas comunidades. Isso, então, passa ser trunfo. Não mais para a sigla que entrega os cargos que lhe encontravam em suas mãos. 
Leia mais...

Opinião O Brasil globalizado e o barril de pólvora

Publicado em Segunda - 05 de Março de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

            Discute-se a globalização como algo moderno, até decorrência da internet. Mas uma análise mais profunda do tema pode transformá-lo numa das ações mais antigas do mundo, coincidente com o tempo em que os povos começaram a atravessar os continentes à pé e o oceano em rudimentares embarcações. A corrida de espanhóis e portugueses pelo domínio das terras mais distantes do planeta – inclusive Brasil e América Latina – foi um formidável ato de globalização. Dentro da realidade da época, evidentemente.
Leia mais...

Opinião Conquistas de Mulher

Publicado em Segunda - 05 de Março de 2012 | por Erika de Souza Bueno

Que suas conquistas sejam capazes de promover a paz em seu coração e nos corações de todas as pessoas que convivem com você.
Leia mais...

Opinião Acidente na Estação Antártica

Publicado em Sexta - 02 de Março de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

O Brasil é um país grande, mas que tem a ambição dos pequenos. A julgar pelo que se gasta em algumas áreas estratégicas, como a espacial, por exemplo. Se compararmos com todas as nações espaciais, perdemos feio. Não, não me refiro somente aos valores absolutos, falo do relativo, porcentagem do PIB.
Leia mais...

Opinião O negligente poder público

Publicado em Sexta - 02 de Março de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

            Viver tem sido um exercício cada dia mais perigoso nas cidades brasileiras. Além da violência já endêmica por falta de controle social, ainda temos a negligência como grande ameaça. Prédios desabam, explodem ou deles se desprendem placas e objetos que caem sobre os transeuntes. Tanto que, ao voltar pra casa, todos nós nos sentimos, verdadeiros sobreviventes. A dimensão do problema nos é dada pelo  episódio do sofisticado parque Hopi Hari - onde o simples ingresso custa R$ 79, mais a viagem -, em que a jovem Gabriella Nichimura, de 14 anos, morreu ao ser arremessada da cadeira de um brinquedo. Por que, se estava interditada há 10 anos, a cadeira foi, durante todo esse tempo, mantida no equipamento? Por que ninguém impediu a vítima de ocupar aquele lugar? São muitas as indagações que, com a ação da polícia e do Ministério Público, certamente, serão desfeitas. Espera-se que os responsáveis recebam a justa punição.
Leia mais...

Opinião Estado menor e melhor

Publicado em Quinta - 01 de Março de 2012 | por Antonio Carlos Mendes

Um governo federal com projeto definido, ação transparente e gestão eficaz, comprometido com a qualidade de vida e o futuro da população, dispensa ações clandestinas apoiadas no mau uso do dinheiro do contribuinte. Em outras palavras, um governo marcado pela honradez, decência, dignidade e competente na gestão das políticas públicas não necessita de gambiarras e de aliciamentos para formar sua base parlamentar.
Leia mais...

Opinião A crise do ensino em São Paulo

Publicado em Quarta - 29 de Fevereiro de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

            A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está convocando, para dar aulas, professores que não conseguiram média mínima no concurso público realizado em novembro último, e até os que nem fizeram as provas. Com isso, deverá preencher temporariamente as vagas existentes nas escolas estaduais da capital e interior. Deve ser um procedimento legal mas, sem qualquer dúvida, é muito esquisito e nos autoriza a questionar como ficará o já caótico ensino, ao incorporar regentes que não passaram no concurso e outros que sequer foram testados.
Leia mais...