Artigos
Opinião O carvão vegetal no Brasil e a produção de aço verde
O Brasil deverá desenvolver consistentemente a capacidade técnica e gerencial para melhorar e ampliar a oferta de aço verde, produto de alta qualidade e com grandes vantagens na conservação da biodiversidade nativa e na mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Opinião Como lidar com filhos adolescentes?
Estamos vivendo uma época em que há uma transitoriedade em vários aspectos da nossa sociedade, o que proporciona um clima de impermanência e incerteza, que afeta a nossa vida em todos os sentidos, especialmente no convívio familiar. Educar adolescentes é uma tarefa desafiadora, questionadora, emocionante e de grande aprendizado tanto para os pais como para os filhos.
Opinião Cuiabá, 300 anos!
O leitor pode se acalmar que o articulista não errou nas contas nem endoideceu. Todos sabemos que Cuiabá completa na próxima sexta-feira 292 anos de fundação. E todos nos regozijamos com a data, e rendemos nossas mais sinceras homenagens a esta terra. Se pudesse resumir Cuiabá, diria apenas a palavra oportunidade. Oportunidade de viver, de amar, de crescer, de conviver, de retribuir. Oportunidade de trabalhar, de casar, de ter filhos, de educá-los - tão cuiabanos quanto nós, paus-fincados, não o pudemos ser. Oportunidade de falar dgente, djuca, vôte, agora quando. Oportunidade de comer cabeça de pacu, dançar rasqueado, tomar guaraná ralado. Oportunidade de apelidar os amigos, e ser troçados por eles. Oportunidade de interagir com as gentes de todo canto e tipos que encontramos aqui. Enfim. Cuiabá é tudo isso e muito mais para cada um de nós.
Opinião Ficaram As Lembranças (Deva x Nortelândia)
Ao abrir a caixa de entrada, ontem pela manhã (04/04), um dos e-mails destacava-se dos demais. Trazia a notícia do falecimento da Sra. Idvanilde Gomes Luzardo Pizza, ou só Deva para os amigos e familiares, e também para aqueles que não lhe eram tão próximos assim, mas tiveram a sorte de pertencer a sua geração, estudar na mesma sala de aula e frequentar quase os mesmos lugares que ela, quando criança.
Opinião As Listas Fechadas São Impessoais?
As Comissões de Reforma Política do Congresso Nacional mostram serviço. Ou pelo menos passam essa impressão. A do Senado, por exemplo, já desenterrou quase todas as antigas propostas. Apresenta-as como se “novas” fossem, mesmo acompanhadas de velhas argumentações, e, pior ainda, “vende-as” como reforma política, quando as ditas cujas não passam de mudanças na legislação eleitoral. É o caso das listas fechadas.
Opinião Paternidade e maternidade responsáveis
A notícia do casal de Curitiba que fez reprodução assistida, teve trigêmeos e pretendeu ficar com apenas dois dos bebês, deixando outro para adoção, é repugnante e causa preocupação. Como pode alguém, conscientemente, programar e depois tratar vidas humanas de sua própria geração com tanta frieza e falta de comprometimento? Quem garante que, ao menor sinal de dificuldade, esse pai e mãe também não abandonarão as duas crianças que pretenderam levar para casa? Que critério teriam adotado eles para “escolher” as crianças a criar e descartar a outra?
Opinião Alerta aos servidores
Os Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso, através dos sindicatos da Área de Desenvolvimento Econômico Social (Sindes) Saúde e Meio Ambiente (Sisma), e dos Profissionais da Área Instrumental do Governo (Sinpaig) reivindicaram a reestruturação das carreiras no encerramento da greve geral que ocorreu no final do mês de março de 2010 após acordo com o Governo do Estado.
Opinião As listas fechadas são Impessoais?
As Comissões de Reforma Política do Congresso Nacional mostram serviço. Ou pelo menos passam essa impressão. A do Senado, por exemplo, já desenterrou quase todas as antigas propostas. Apresenta-as como se “novas” fossem, mesmo acompanhadas de velhas argumentações, e, pior ainda, “vende-as” como reforma política, quando as ditas cujas não passam de mudanças na legislação eleitoral. É o caso das listas fechadas.
Opinião Depois do Fantástico
Há mais de dez anos este foi o título de um texto que escrevi, no qual apontava que as medidas dos governos em combate a algum problema só vinham após denúncias no famoso programa de TV. Isso servia para o governo federal, para os estaduais, para os municipais e até para quaisquer instituições, mesmo as organizações não governamentais, e muito mais nas ligadas direta ou indiretamente a Administração Pública.
Opinião Ilha Brasil e outras desgraças
Prolifera, no Brasil, um número incontrolável de assassinos, ladrões, charlatões, trapaceiros e ignorantes em detrimento dos que almejam viver dignamente.
