Publicado em Segunda - 06 de Maio de 2019 | por Vílson Nery

A hora da autocrítica

Os fatos e as reações me lembram sobre a tal autocrítica, cobrada por setores de empresas de comunicação, “vendedores de opinião” em geral, quanto entrevistavam os atores políticos do processo eleitoral. Exigiram que, antes de pedir votos, os candidatos e partidos políticos deveriam refletir sobre o que fizeram, revisitar suas obras.

Leia mais...

Oração, trabalho e Paz

Publicado em Segunda - 06 de Maio de 2019 | por José de Paiva Netto

Nos desafiantes momentos por que passa o planeta, considero de muita valia invocar aos Poderes Celestiais análoga súplica: Que não falte o decente meio de ganhar o próprio sustento a nenhuma batalhadora mulher, a nenhum dedicado trabalhador nem aos nossos familiares! Amém!

Leia mais...

Projeto de lei pode proporcionar crescimento ao país

Publicado em Domingo - 05 de Maio de 2019 | por Irajá Lacerda

Sendo um dos países que mais preserva a vegetação nativa, o Brasil conta uma legislação específica desde a década de 30. O conceito de reserva legal foi adotado em 1965 com o Código Florestal.

Leia mais...

Um pouco de Maria... da Penha

Publicado em Domingo - 05 de Maio de 2019 | por Emanuel Filartiga Escalante Ribeiro

Pode haver uma forma mais expressiva de desamor do que considerar uma pessoa uma coisa? Lamentavelmente, é isso que acontece nove, entre dez vezes, na violência de gênero no âmbito doméstico, familiar e na relação íntima de afeto.

Leia mais...

Nada deve ser construído sobre bases erradas

Publicado em Sábado - 04 de Maio de 2019 | por Marcelo Portocarrero

Uma delas, em especial, foi-me dada na entrega da nota de determinada prova quando percebi que o professor não havia considerado nenhum ponto de uma questão por eu ter errado na anotação dos dados, muito embora tenha desenvolvido o raciocínio e o cálculo de forma correta.

Leia mais...

Vivendo com facilidade, alegria e glória

Publicado em Sábado - 04 de Maio de 2019 | por Alessandra Vieira

Essas informações somadas às crenças ancestrais, ao convívio social e às regras de origem familiar acabam programando nosso cérebro nos obrigando a pensar e agir de forma diferente daquela que talvez nos fosse a ideal.

Leia mais...

Um pouco de Maria… da Penha

Publicado em Sexta - 03 de Maio de 2019 | por Emanuel Filatirga

Pode haver uma forma mais expressiva de desamor do que considerar uma pessoa uma coisa? Lamentavelmente, é isso que acontece nove, entre dez vezes, na violência de gênero no âmbito doméstico, familiar e na relação íntima de afeto.

Sim! A humanidade, ainda, é masculina e o homem define a mulher não em si, mas relativamente a ele; ela não é considerada um ser autônomo, capaz de dar a si a própria lei, dona do seu próprio destino. Segue o desafio de “ser pessoa” e luta, todos os dias, contra o sequestro de sua subjetividade.

Leia mais...

Reação ou morte passiva

Publicado em Sexta - 03 de Maio de 2019 | por Leovaldo Sales

Dizia aquele sociólogo que no Brasil, naquele momento, nasciam quase que um milhão de crianças por ano, filhos de pais adolescentes, a maioria dessas crianças não teria assistência paterna para sobrevivência, cresceria em lares desajustados e não teria noção de valores sociais, ou seja, quando esses meninos e meninas pudessem empunhar uma arma e resolver tomar de assalto um bem de uma outra pessoa, matar ou deixar viva não faria nenhuma diferença para quem não sabe o valor de alguém para a sua família, para uma instituição ou para a sociedade.

Leia mais...

O custo da energia elétrica

Publicado em Quinta - 02 de Maio de 2019 | por Victor Humberto Maizman

De acordo com o aludido levantamento, a indústria de Mato Grosso recolhe aos cofres do Estado uma das alíquotas de ICMS mais altas do país sobre a energia elétrica: 27% do valor da conta.

Leia mais...

A escola sem partido nem ideologia

Publicado em Quinta - 02 de Maio de 2019 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Durante os loucos anos em que tudo foi colocado à luz da democracia e se cultivou o direito sem obrigações, um dos setores que mais sofreram foi o educacional. Professores cooptados pelos políticos de esquerda tornaram-se militantes e grevistas quase profissionais. E os alunos restaram entregues à própria sorte.

Leia mais...