Publicado em Quarta - 25 de Janeiro de 2012 | por Fernando Santamaría

Paulicéia Amada

Só Deus pode amar tantas pessoas diferentes ao mesmo tempo, de forma a não excluir ninguém! Esta verdade sempre me socorre quando estou em meio a multidões como na cidade de São Paulo. A “Paulicéia” pode aparentar frieza e impessoalidade, mas na verdade ela é também pequena e consagrada na origem, nome e profecia.
Leia mais...

Não faça do seu carro uma arma

Publicado em Terça - 17 de Janeiro de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Fugindo de supostos perseguidores, o motorista abandonou seu veículo e roubou outros quatro carros, à mão armada, disparando cerca de 30 tiros e ferindo algumas de suas vítimas. Depois, passou 12 horas dentro de uma tubulação de esgoto e entregou-se à polícia de São Paulo. Em Brasília, um policial matou o passageiro do veículo que bateu na traseira do seu carro. Diariamente, nas ruas e estradas de todo o país, trava-se a estúpida guerra do trânsito. Os veículos, projetados e construídos para promover a vida e o bem-estar do ser humano é por ele transformado em arma e acaba como agente indutor da morte.
Leia mais...

A indústria nacional na UTI

Publicado em Segunda - 16 de Janeiro de 2012

Passada a euforia das festas de final de ano, é preciso retomar o debate sobre um ponto nevrálgico, que nos ameaça de forma contundente e vai refletir sobre a vida do cidadão, do país. Com a moeda aquecida, as importações de bens industrializados ficam mais baratas, o país recorre a esses produtos, abandona os nacionais e passa a sofrer todas as dores da chamada desindustrialização.
Leia mais...

Mais cultura, mais expressão

Publicado em Segunda - 16 de Janeiro de 2012 | por Bruno Peron Loureiro

            O governo federal do Brasil partiu de indicadores de desigualdades e exclusão (de como os brasileiros leem pouco ou raramente vão a museus, por exemplo) para elaborar a política do Mais Cultura. O Programa teve início em 4 de outubro de 2007 e reconhece a cultura como necessidade básica pelos mesmos princípios como nos alimentamos e nos vestimos.
Leia mais...

Um Bairro Especial

Publicado em Sexta - 13 de Janeiro de 2012 | por Lourembergue Alves

Apesar da crise, Alfama continua o mesmo. Isso o torna mais especial. Da janela do apartamento tem-se uma vista espetacular. De um lado, há poucos metros dali, avista-se o rio Tejo, cujas águas parecem escorrer mansamente; do outro, um amontoado de prédios. Colocados uns nos outros, e entre eles, ladeiras, becos e ruelas. Trata-se, portanto, de um belo retrato – rico em cultura e em história. 
Leia mais...

Igreja Católica cresce apesar do Brasil

Publicado em Sexta - 13 de Janeiro de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

Temos uma sensação de que o ateísmo cresce no mundo, não? Pois é, isso não é verdade! Segundo o estudo anual "Status of Global Missions", desde o ano 2000, a categoria não-religiosa perde 700 "seguidores" por dia e a dos ateus perde 300. Por outro lado, o cristianismo, que soma 2,3 bilhões de seguidores, ganha 83 mil novos adeptos por dia, destes, 34 mil convertem-se ao Catolicismo, que soma 1,160 bilhão de fieis. Em seguida vem o Islamismo, que totaliza 1,6 bilhão de pessoas e recebe 79 mil seguidores a cada dia. O Hinduísmo tem 952 milhões e seu crescimento é de 37 mil.
Leia mais...

Política, o oxigênio da sociedade

Publicado em Quarta - 11 de Janeiro de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Política é a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. Ela está presente em todas as nossas ações e sua finalidade é o aperfeiçoamento e a consequente harmonia da sociedade na busca constante de melhores condições de vida. A palavra vêm desde a ação dos gregos em suas cidades-estado, denominadas  “polis” e surgidas no século VIII a.C. Os cidadãos – então chamados “politikos” - se reuniam na praça e decidiam os destinos e as melhorias da comunidade. As cidade de então eram pequenas. O crescimento tornou impossivel a prática pessoal, e o caminho encontrado foi o da representação. Num determinado dia, o povo é chamado a votar em eleições e escolhe, entre centenas ou até milhares de candidatos, os concidadãos para  representá-lo no Executivo e no Legislativo. No Brasil, elegemos presidente da República, governadores e prefeitos para cuidar do Poder Executivo e senadores, deputados federais e estaduais e vereadores para compor o Poder Legislativo.
Leia mais...

Em busca da verdadeira felicidade

Publicado em Quarta - 11 de Janeiro de 2012 | por Adriano Gonçalves

O Cristianismo é a religião do verdadeiro amor e, por isso, Jesus, em todas as épocas, é considerado revolucionário. Para os jovens, Jesus também traz um convite de mudança de paradigma que pode ser aprendido por meio do encontro Revolução Jesus. Realizado na Canção Nova de 11 a 15 de janeiro, jovens do Brasil inteiro vão poder conhecer e experimentar o Amor que não passa.
Leia mais...

A História Entre os Desenhos

Publicado em Segunda - 09 de Janeiro de 2012 | por Lourembergue Alves

Caminhar pelo chamado centro histórico de Lisboa é o mesmo que retornar ao passado. Não um pretérito distante do presente. Pois a cada passo dado, tem-se um retrato do hoje. Ainda que preso entre as molduras construídas por becos, ruelas e casarões. Estas contam histórias de um povo e do lugar. A impressão que se tem, e não sem razão, que a cidade se abre como a um livro, onde seus desenhos e letreiros precisam ser decifrados. Situação que obriga o transeunte a observar cada detalhe, cruzando um a um, e somente a partir deste exercício que a estampa parece mais clara. 
Leia mais...

Que seja bem vinda a Sudeco

Publicado em Segunda - 09 de Janeiro de 2012 | por Teté Bezerra

Estive em Brasília para uma reunião na Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste – Sudeco instituição recém criada pelo Governo Federal com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento econômico e social em nossa região.

Leia mais...