Publicado em Segunda - 13 de Junho de 2022 | por Wilson Carlos Soares Fuáh

Opinião As angústias do mundo moderno

A passagem pela vida resume em saber participar de um mundo em que se aprende jogar, ganhar e perder, pois são através desses resultados que o nosso coração nos ensinará a suportar as dores das derrotas e as alegrias das vitórias.

Leia mais...

Opinião Instituições

Publicado em Segunda - 13 de Junho de 2022 | por Renato de Paiva Pereira

Na maioria dos países Europeus elas (as instituições) são suficientemente sólidas para permitir que governos com tendências direitistas se alternem com outros com vieses de esquerda, sem comprometer o bem maior que é a liberdade política do povo.

Leia mais...

Opinião Apenas confie!

Publicado em Domingo - 12 de Junho de 2022 | por Hiuri Matos

Quase sempre, quando diante de um erro ou falha, tendemos a esquecer todas as nossas conquistas ou a colocar de lado nosso próprio valor. Essa condição se agrava, principalmente, quando a mágoa é provocada por aquelas pessoas que mais amamos.

Leia mais...

Opinião Caríssimas vidas

Publicado em Domingo - 12 de Junho de 2022 | por José Antonio Lemos dos Santos

Nestas duas últimas semanas, quase 130 óbitos a mais em Pernambuco, e Recife é uma das cidades que mais investe em obras preventivas. Em geral, temporais, deslizamentos, inundações matam porque as pessoas estavam por omissão administrativa onde não deveriam estar, expostas a grave insegurança geológica ou arquitetônica.

Leia mais...

Opinião A contratação de artistas pelo Poder Público

Publicado em Sábado - 11 de Junho de 2022 | por Ana Luísa Segatto

Antes, é oportuno relembrar que é dever das administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais de todos os entes como União, Estados, Distrito Federal e Municípios, se submeterem ao procedimento licitatório, em regra, quando precisarem celebrar contratos com terceiros interessados.

Leia mais...

Opinião Apenas confie!

Publicado em Sábado - 11 de Junho de 2022 | por Hiuri Matos

Quase sempre, quando diante de um erro ou falha, tendemos a esquecer todas as nossas conquistas ou a colocar de lado nosso próprio valor. Essa condição se agrava, principalmente, quando a mágoa é provocada por aquelas pessoas que mais amamos.

Leia mais...

Opinião A vida como ela é...

Publicado em Sexta - 10 de Junho de 2022 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

O poder simbólico é um poder de construção da realidade (Pierre Bourdieu) e exerce o controle da conformação, do conformismo lógico (Durkheim), ou seja, uma concepção homogênea do tempo e do espaço que torna possível a concordância entre senso e consenso.

Leia mais...

Opinião Proposta de Bolsonaro de zerar ICMS fará MT perder receitas e preço dos combustíveis continuarão em alta

Publicado em Sexta - 10 de Junho de 2022 | por Professora Rosa Neide

O imposto é o principal meio de arrecadação dos Estados e não pode ser atacado, em função da política nefasta deste desgoverno na Petrobrás. Essa política criada no governo de Michel Temer (2017) e mantida por Bolsonaro, atrela ao dólar os preços dos combustíveis vendidos no Brasil. Ou seja, o povo brasileiro recebe salário em real, mas paga pela gasolina, diesel e gás de cozinha em dólar.

Leia mais...

Opinião Pedradas na Lei Rouanet

Publicado em Quinta - 09 de Junho de 2022 | por Claiton Cavalcante

O furdunço ganhou visibilidade a partir da fala do cantor Zé Neto durante show realizado na cidade de Sorriso, em Mato Grosso, onde o famoso criticou a lei Rouanet dizendo que os sertanejos são pagos com o dinheiro do “povo” e para apimentar, disparou contra sua colega de profissão, a cantora Anitta, afirmando que para ele (o cantor) ser famoso não precisaria tatuar o “fiofó”.

Leia mais...

Opinião Shows artísticos à luz da Lei de Licitações

Publicado em Quinta - 09 de Junho de 2022 | por Patricia Andreato Leme

Abre-se aqui um parêntese para explicar o significado do termo complicado de pronunciar: vale-se da “inexigibilidade” de licitação sempre que restar caracterizada a inviabilidade de competição, seja pela exclusividade seja pela ausência de concorrência.

Leia mais...