Publicado em Sábado - 15 de Outubro de 2011 | por Leandro Nascimento

Opinião Vereadores e a falta de conhecimento

Após 20 anos disputando para presidência da República o petista Luís Inácio da Silva, que aderiu o Lula depois de ter ganhado o apelido pelos colegas de profissão, metalúrgicos, ele passou a se chamar Luís Inácio Lula da Silva, e chegou ao governo em pleno século XIX, assumindo no ano de 2002, foi considerado o primeiro presidente semi-analfabeto.
Leia mais...

Opinião Tarefas Esquecidas

Publicado em Sexta - 14 de Outubro de 2011 | por Lourembergue Alves

O Poder Legislativo é importante. Tanto que nenhum outro pode exercer o seu papel. Assim como ele não deverá desempenhar as funções dos demais. Não em um Estado de direito e democrático. Pois, no dizer de John Locke, trata-se do “poder supremo da sociedade”. Por conta disso, jamais poderia ser substituído ou ignorado. Seus membros, portanto, tem como “limites restritos ao bem geral da sociedade”. Daí suas tarefas de legislar, fiscalizar e contribuir com a administração pública. 
Leia mais...

Opinião Brasil, a primavera anti-corrupção

Publicado em Quinta - 13 de Outubro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

As marchas de protesto contra a corrupção, realizadas neste feriado de 12 de outubro, em 25 cidades de 17 estados, acenam para um Brasil mais forte e justo para com os brasileiros. Segundo recente estudo da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o custo da corrupção brasileira pode chegar a R$ 69 bilhões por ano. Com esse dinheiro seria possível colocar mais 16 milhões de jovens e crianças na escola, aumentar em 89% o número de leitos nos hospitais públicos, construir 2,9 milhões de casas populares ou mais que dobrar o número de casas com coleta de esgoto. Também seria o suficiente para implantar 13.230 quilômetros de ferrovia ou 277 aeroportos. Na verdade, tudo isso está escapando pelo ladrão, literalmente.
Leia mais...

Opinião Um breve interlúdio no intercâmbio "causa e efeito":

Publicado em Quinta - 13 de Outubro de 2011 | por Márcio Florestan Berestinas

Leia mais...

Opinião Não basta ser da geração Y, é preciso ter atitude Y

Publicado em Quinta - 13 de Outubro de 2011 | por Roberto Miranda

Nos últimos anos tenho notado que a sociedade insiste em responsabilizar as novas gerações pelo sucesso ou fracasso. Jovens criativos e bem articulados são quase que obrigados a rediscutir e redesenhar o comportamento corporativo, altamente tecnológico e ágil. Esta nova geração, considerada a geração Y, possui em sua personalidade força suficiente para mudar antigos paradigmas e transformar o que “nós”, os percussores de uma história base para o desenvolvimento empresarial, criamos.  
Leia mais...

Opinião Feijão transgênico brasileiro

Publicado em Quinta - 13 de Outubro de 2011 | por Mario Eugenio Saturno

Ver nossos cientistas digladiando pelo feijão transgênico da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está ficando assustador. Sem dúvida é um triunfo para a ciência nacional, mas a pressa em colocá-lo no mercado está revelando aspectos negativos da pesquisa.
Leia mais...

Opinião Jogar Conversa Fora

Publicado em Segunda - 10 de Outubro de 2011 | por Lourembergue Alves

Outro dia, em entrevista concedida a um dos blogs do Estado, o empresário-socialista posou-se de postulante à prefeitura de Cuiabá, e, nessa condição, teceu fortes críticas ao atual prefeito. Este, no seu entender, deveria “tomar atitudes ousadas para obter resultados”. Pois, “os problemas” por aqui têm soluções, e reconheceu que, para solucioná-los seria preciso “realizar um trabalho complexo”. 
Leia mais...

Opinião O flanelinha e a extorsão

Publicado em Segunda - 10 de Outubro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Dias atrás a polícia de São Paulo flagrou, na charmosa Vila Madalena, dezenas de guardadores de carros que prometiam colocar em estacionamento com seguro os veículos dos clientes de bares e restaurantes, mas os deixavam na rua. Parte deles foi detida e certamente acabou por revelar detalhes dessa obscura ocupação. Sob a desculpa do desemprego, milhares de indivíduos, muitos deles detentores de extensas fichas criminais, perambulam pelas vias públicas intimidando e extorquindo os donos de veículos que, pelo simples pagamento dos tributos, já têm o direito de estacionar. Há casos em que essas quadrilhas se apossam de vastas áreas e coagem até os moradores.
Leia mais...

Opinião O mistério da ressurreição

Publicado em Segunda - 10 de Outubro de 2011

Cada um de nós deve se perguntar que terreno tem sido o seu coração. Quantas vezes acolhemos a Palavra e acabamos voltando atrás. Como Jesus diz na parábola do Semeador: as sementes que caíram entre os espinhos foram sufocadas e somente as que caíram em terra boa permaneceram e deram bons frutos.
Leia mais...

Opinião Os trabalhadores não podem pagar a conta

Publicado em Segunda - 10 de Outubro de 2011 | por Ronei de Lima

A regulamentação da terceirização da mão de obra foi o tema da primeira audiência pública da história do Tribunal Superior do Trabalho (TST), na semana passada. Só este fato dá a dimensão da importância desta discussão polêmica, que vai impactar grandemente as relações de trabalho no Brasil daqui para frente.
Leia mais...