Publicado em Sexta - 15 de Julho de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

Opinião Solução para o caos médico-hospitalar

Não costumo aqui abordar fatos pessoais. Hoje, no entanto, abrirei uma exceção porque o ocorrido leva à reflexão sobre um dos mais graves problemas da população: a falta de atendimento médico-hospitalar. Encontrava-me, dias atrás, em Itanhandu (MG) - 14.175 habitantes, segundo o IBGE - quando uma pessoa da família teve um problema de saúde.
Leia mais...

Opinião A emancipação de União do Sul

Publicado em Sexta - 15 de Julho de 2011 | por José Riva

União do Sul era distrito de Cláudia quando há 15 anos conquistou sua emancipação político-administrativa em meio a críticas sobre a criação de novos municípios no Brasil. E esta não foi à única luta que a população da cidade teve que enfrentar com garra e determinação. À época da operação da
Polícia Federal “Curupira”, o fechamento de madeireiras desestabilizou a economia local.
 
Leia mais...

Opinião Pena de perdimento de mercadorias importadas

Publicado em Quinta - 14 de Julho de 2011 | por Rafael Costa Bernardelli

Recentemente, a Secretaria da Receita Federal do Brasil em Cuiabá, começou a instaurar procedimentos de fiscalização propondo a aplicação da pena administrativa de perdimento de mercadorias importadas, que constitui, nada menos do que a coação do Estado frente ao patrimônio particular, consubstanciado no confisco dessas mercadorias.
Leia mais...

Opinião Nilson Leitão deputado federal

Publicado em Quinta - 14 de Julho de 2011 | por Fernando Assunção

É Nilson Leitão, o grande dia chegou. Tudo que um grande e bem intencionado político busca é poder atuar de maneira serena na conquista de avanços, de melhorias para sua cidade, Estado e  país, você já fez isso e agora fará mais.
Leia mais...

Opinião Planejamento familiar

Publicado em Quarta - 13 de Julho de 2011 | por Pedro Cardoso da Costa

A discussão sobre esse tema fica entre os extremos dos dogmas defendidos pela Igreja Católica, no arcaico crescei e multiplicai-vos, e o Estado brasileiro, por meio dos políticos temerosos à Igreja, nunca o encararem com a devida seriedade, e quando se fala sobre o tema é de forma tímida e incompreensível.
Leia mais...

Opinião “Bico” oficial sucateia a polícia

Publicado em Quarta - 13 de Julho de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O desumano “bico” torna-se, cada dia, mais pernicioso à polícia paulista. Proibidas pelo regulamento, as atividades paralelas têm sido toleradas pelos sucessivos governos, que não pagam o salário adequado, mas não impedem o servidor de ir “buscar lá fora” o que não recebe na atividade policial. Em 2009, o convênio com a Prefeitura de São Paulo oficializou o ”bico” na PM, hoje chamado “atividade delegada”. E agora – pasmem – o policial deverá ganhar mais no bico do que na corporação, e o sistema é vendido para dezenas de municípios em todo o Estado.
Leia mais...

Opinião Amizade, a arte de cativar pessoas

Publicado em Quarta - 13 de Julho de 2011 | por Erika de Souza Bueno

No enredo da sala de aula, estamos acostumados a notar a ausência de um aluno que dificilmente está presente nas aulas, aquele que é normalmente chamado de “turista”. Do mesmo modo que sentimos facilmente a ausência de alunos que quase nunca faltam e assim por diante.
Leia mais...

Opinião Santo Amaro e o lixo radioativo da Nuclemon

Publicado em Quarta - 13 de Julho de 2011 | por Gilberto Natalini

O mundo tem acompanhado de perto a movimentação em torno da energia nuclear, um assunto que provoca muitos debates devido a suas controvérsias. Novas políticas sobre o tema têm sido intensamente discutidas desde o terremoto que devastou o Japão e obrigou as autoridades nacionais a executarem tarefas que, embora corretas, causaram três explosões nos reatores e levaram ao vazamento de radiação.
Leia mais...

Opinião Separação Não Consumada

Publicado em Terça - 12 de Julho de 2011 | por Lourembergue Alves

A divulgação e a apuração das denúncias são peças de um mesmo jogo: o democrático. Jogo este em que inexiste espaço para um News of the World, tampouco para o caça as bruxas. Ainda que se tenha, e se vê muito isso com a repetição da veiculação das ações corruptas, a qual pode provocar consequências ou repercussão política bastante forte. 
Leia mais...

Opinião Mensalão, a espera de um final justo

Publicado em Segunda - 11 de Julho de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O pedido de condenação de 36 dos 38 réus do mensalão, apresentado na última quinta-feira, pelo Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, enche de esperança a população brasileira, potencialmente descrente das instituições. Sem pré-julgar, pois o julgamento é missão do Supremo Tribunal Federal, a sociedade espera um fim plausível para esse asqueroso episódio da história política recente. Parlamentares, eleitos para representar o povo, recebiam dinheiro desviado de órgãos e empresas públicas para apoiar o governo nas votações do Congresso Nacional.
Leia mais...