Publicado em Sexta - 19 de Agosto de 2022 | por GAUDÊNCIO TORQUATO

Golpe? Sociedade diz não

Abro este texto sob as primeiras impressões do evento no salão nobre da Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, onde o ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias, leu, dia 11, quinta, por volta das 11 horas, a Carta em Defesa da Democracia, após discursos de representantes de entidades da sociedade civil.

Leia mais...

Estado e Igreja

Publicado em Quinta - 18 de Agosto de 2022 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

Disso resulta que somos presas fáceis dos messiânicos porta-vozes da felicidade e de cura de todos os males. O povo não tem o necessário discernimento sobre o fenômeno e tampouco está interessado em aprender. Querem o “alimento” espiritual como forma de esquecer a miséria material.

Leia mais...

Quais são as doenças incapacitantes?

Publicado em Quinta - 18 de Agosto de 2022 | por Gisele Nascimento

Pergunta-se, existe um rol de doenças previamente incapacitantes? Sim! Quais são? O Ministério da Saúde e do Trabalho e da Previdência listou como doença grave, irreversível e incapacitante, as seguintes patologias.

Leia mais...

O dia 11 de agosto

Publicado em Quarta - 17 de Agosto de 2022 | por VICTOR MAIZMAN

No dia 11 de agosto é comemorado o dia do Advogado, do Magistrado e dos profissionais do direito de uma forma geral. Esta data faz referência à fundação das duas primeiras faculdades de Direito do país, no ano de 1827, ou seja, a de Olinda que gerou a Universidade Federal de Pernambuco e a de São Paulo que gerou a Universidade de São Paulo.

Leia mais...

Estado e Igreja

Publicado em Quarta - 17 de Agosto de 2022 | por GONÇALO ANTUNES DE BARROS

As angústias que nos cercam são oriundas das perguntas sem respostas. Quando se está de frente para o mistério sobressai o medo ou a inquietação, ou ainda ambos.

Leia mais...

Sentado em cima do rabo

Publicado em Terça - 16 de Agosto de 2022 | por Renato de Paiva Pereira

Se eles (os pobres) “vendem” nós os que temos mais recursos também “vendemos”. O que varia é o preço. Alguns votos valem uma sexta básica, outros um emprego público. Há ainda os que o trocam por diminuição de impostos, incentivos fiscais ou empréstimos subsidiados.

Leia mais...

Os objetivos essenciais

Publicado em Terça - 16 de Agosto de 2022 | por Wilson Carlos Soares Fuáh

As pessoas estão colocando no topo das suas escalas de valores os bens transitórios e assim ao atingi-los não sabem o que fazer com as conquistas, pois elas envelhecem muito rapidamente e ficam no canto do esquecimento.

Leia mais...

Pecuária de pai para filho

Publicado em Segunda - 15 de Agosto de 2022 | por ALDO REZENDE TELLES

A pecuária sempre foi uma paixão de família, que veio do meu pai, que era pecuarista, passou para mim e agora já estamos na terceira geração dedicada a esta importante atividade. Acabei de completar 72 anos e tendo consciência da importância da continuidade do meu legado, iniciei a sucessão familiar já há alguns anos.

Leia mais...

Demarcando o espaço indígena

Publicado em Segunda - 15 de Agosto de 2022 | por TXAI SURUÍ

O Brasil ainda não reconhece (ou nem mesmo conhece) sua própria história. Continua ensinando para suas crianças que o país foi descoberto quando, na verdade, ele foi invadido. Até hoje nega que esta terra já era habitada, não por uma, mas por várias nações indígenas.

Leia mais...

Ressignificando afetos: qual tipo de pai você é para seu filho?

Publicado em Domingo - 14 de Agosto de 2022 | por Giancarlo Piazzeta

Apesar do senso comum, há uma parcela de pais que têm refletido sobre o tipo de paternidade que deseja exercer – e nesta quebra de padrões, é frequente que não apenas em datas comemorativas, como a do Dia dos Pais, alguns deles estejam cada vez mais participativos nas atividades escolares e na vida de seus filhos – inclusive, emocionalmente.

Leia mais...