Artigos Opinião
Por que tantas mulheres se perdem em amores tóxicos?
É assim que nos sujeitamos a críticas disfarçadas de cuidado, ao ciúme possessivo travestido de amor, ao afastamento sutil de tudo que nos conecta à nossa essência. Toleramos o intolerável, anulamos nossos limites e sufocamos nossa própria voz.
Seu corpo fala o tempo todo
Check-ups tradicionais são importantes — mas são snapshots. Um medidor de açúcar apontando “normal” hoje pode ignorar um padrão de alimentação irregular que, somado com sono fragmentado, pressiona a saúde.
Ser mãe não é problema, a questão é transformar maternidade em punição
Certa vez, recebi uma proposta para assumir um cargo que era de outra mulher, demitida injustamente. Eu teria mais salário, mais status e teria todos os motivos para aceitar, mas não aceitei. Disse não porque ética não se negocia e não há carreira que valha o preço de atropelar alguém.
Hepatites virais e diabetes: Um alerta amarelo para você
Além disso, pessoas com diabetes mellitus também têm maior risco de desenvolver formas graves das hepatites virais, caso sejam infectadas. Isso acontece porque o sistema imunológico pode estar comprometido ou porque o fígado já é mais vulnerável, devido ao estresse metabólico constante causado pela hiperglicemia.
A rainha do reggae
Foi através de Alpharita Constatia Anderson, ou apenas Rita Marley, que nasceu em Santiago de Cuba no dia 25 de julho do ano de 1946, e integrou o grupo I-Threes, que as mulheres passaram a ser mais conhecidas nesse gênero musical. Rita e outras mulheres faziam as “backs” nos shows de Bob Marley, e, assim, se consolidaram em suas carreiras musicais.
Basta de feminicídio
Esse episódio terrível se soma a estatísticas alarmantes: em 2024, 47 mulheres foram vítimas de feminicídio em Mato Grosso — 41 delas eram mães, deixando 89 crianças órfãs. Em 83% dos casos, as mulheres foram assassinadas no ambiente doméstico, muitas vezes em frente aos próprios filhos.
Pior que a guerra e o tráfico
Segundo relatório apresentado há poucos dias na Conferência Mundial sobre Controle do Tabaco, mais de 7 milhões de pessoas morreram em 2023 em decorrência da exposição ao tabaco — número que supera, com folga, o total de vítimas de todas as guerras em curso no planeta e mais o resultante das atividades das organizações criminosas de todas as espécies.
Novo caminho… ou uma nova forma de caminhar?
Nesses momentos, é comum revisitarmos nosso passado, tentando entender onde perdemos o rumo. Questionamos o relacionamento que antes nos completava. Duvidamos do amor, das escolhas, da profissão… E a sensação de vazio pode nos fazer pensar que o único caminho possível é recomeçar do zero.
A comunicação estratégica para empreendedoras visionárias
Mesmo aquelas com grande competência técnica se sentem acanhadas quando precisam se apresentar publicamente. O medo da exposição e do julgamento é uma constante. Afinal, estar diante de 80, 100 olhares, sozinha no palco, não é simples. É um enfrentamento desigual.
Gordura no fígado: uma doença silenciosa que agora tem novos aliados no tratamento
As principais causas e fatores de risco são: excesso de peso e obesidade, diabetes tipo 2 ou resistência à insulina, colesterol ou triglicerídeos elevados, dieta rica em gorduras e açúcares, sedentarismo e histórico familiar.