Artigos Opinião
Os maiores erros no uso das canetas emagrecedoras e por que eles comprometem resultados
As canetas emagrecedoras — medicamentos injetáveis à base de análogos do GLP-1, como a semaglutida e a tirzepatida — revolucionaram o tratamento da obesidade e ganharam grande destaque nos últimos anos. Elas são eficazes, seguras e reconhecidas por importantes estudos clínicos.
Prematuridade: um desafio que exige consciência, prevenção e cuidados
Por ocasião do Dia Mundial da Prematuridade, celebrado neste mês de novembro (17), reforçamos a importância da informação e da prevenção para reduzir esses índices e garantir mais segurança às mães e aos bebês.
Uma xícara que fortalece o coração: o novo olhar sobre o café e a fibrilação atrial
Durante décadas, muitos pacientes com FA ouviram a frase: “Evite cafeína, ela pode disparar seu coração”. Agora, um estudo internacional desmente essa recomendação com dados impressionantes e abre caminho para um novo capítulo na forma como encaramos essa bebida tão simbólica.
O efeito borboleta da sua verdade!
A sua luz, essa que agora irradia sem filtro, incomoda quem ainda insiste em viver na sombra. Sua verdade não é apenas sua; ela funciona como espelho involuntário da covardia alheia. Ela balança estruturas que contavam com o seu silêncio, com a sua versão diminuída, aquela que não fazia barulho nem questionava o que estava posto.
Rede de proteção social no combate a insegurança alimentar
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Estado de Mato Grosso há cerca de 885 mil pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.
Infertilidade e saúde emocional: quando a jornada reprodutiva exige mais do que exames
Nos últimos anos, o Brasil viu aumentar significativamente a procura por tratamentos de reprodução assistida. Esse movimento revela acesso crescente à informação, avanço da tecnologia e maior clareza sobre os fatores que dificultam a gestação.
Metaverso ético
pai da realidade virtual, autor de Você Não É um Gadget (mais de 1 milhão de cópias), não engole mais. Em paper da USC (2025), ele mostra: 68% dos usuários sentem “ansiedade de avatar” um medo de ser invisível, pobre ou feio no digital.
Terapia hormonal no climatério
Além disso, os novos rótulos passam a diferenciar claramente os riscos conforme o tipo de formulação (sistêmica ou tópica), enfatizando que o estrogênio vaginal apresenta perfil de segurança distinto e não deve herdar advertências associadas à exposição sistêmica.
O Velho e o Novo
O velho — na política — não tem a ver com idade. Tem a ver com atitude. O velho é o improviso, o desperdício, o descaso. É a crença de que prometer basta, de que aumentar imposto é solução, de que o coletivo é um detalhe. O velho é o atalho que atrasa.
Os fuzis e as narrativas
Não precisa ser sociólogo ou antropólogo para dissociar a bandidagem, que ora está sendo combatida, dos escritórios empresariais. Os tradicionais empresários brasileiros, tendo conseguido sucesso financeiro, não se meteriam com bandidos e milicianos que se dedicam a explorar os morros e periferias das capitais brasileiras.
