Publicado em Terça - 08 de Novembro de 2022 | por Gabriel Novis Neves

Tudo muito esquisito

Minha enfermeira acabou de chegar um pouco atrasada e me disse que teve dificuldade de sair da sua casa no bairro do Dr. Fábio até o local do seu emprego, por enfrentar barreiras de manifestantes, empunhando bandeiras nacionais.

Uma das minhas sobrinhas me avisa que a Polícia Militar de Mato Grosso havia liberado a rodovia da Chapada nas duas direções, tanto no sentido da ida como na volta.

Leia mais...

A solução que vem de dentro

Publicado em Terça - 08 de Novembro de 2022 | por Luciano Vacari

Para se ter uma ideia, no início dos anos 2000, o Brasil importava cerca de 10 milhões de toneladas de fertilizantes e produzia aproximadamente 8 milhões de toneladas. Em 2021, o país importou 39 milhões de toneladas e a produção nacional ficou praticamente estável, fechando em 21 com 6,9 milhões de toneladas.

Leia mais...

A velhice

Publicado em Segunda - 07 de Novembro de 2022 | por Renato de Paiva Pereira

Também acho. A velhice, por exemplo, assusta e preocupa as pessoas pelos incômodos associados a ela e sua inevitabilidade. Entretanto, quanto mais nos aproximamos dela, surpresos, vemos que o temor era exagerado.

Leia mais...

Fatos fakes

Publicado em Segunda - 07 de Novembro de 2022 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

No seu ensaio sobre os milagres, na seção X da sua obra “Investigações Sobre o Entendimento Humano", Hume mostra que a crença nos milagres não é fundamentada, vez que se baseia no testemunho e, a partir deste, aceita uma ruptura no funcionamento das leis naturais. Essa posição vem sendo considerada como um reducionismo epistemológico, visto concluir que para se saber algo com fundamento é preciso que o próprio sujeito conhecedor tenha acesso direto à ocorrência empírica à qual esse conhecimento se refere ou, ainda, consiga desenvolver por si o raciocínio que levou à conclusão defendida.

Leia mais...

Enfim, fim

Publicado em Domingo - 06 de Novembro de 2022 | por Gilson Nunes

Existem muitos eleitores, Brasil afora, que está dando graças a Deus pelo termino deste tenso pleito eleitoral. Foi cansativo. A intolerância e a ânsia da sociedade pelo término do segundo turno e o resultado das eleições colocaram a sociedade ao extremo do estresse. O clima é de revoltas sem justificativas considerdas democráticas.

Leia mais...

A rua grande

Publicado em Domingo - 06 de Novembro de 2022 | por Neila Barreto

Os antigos moradores do Porto a chamavam de Rua Grande. O espaço compreendia da Travessa Senador Metello ou Beco do São Gonçalo, de um lado, e do outro, o Beco da Polícia, até a beira do rio, testemunhou Dunga Rodrigues.

Leia mais...

O joio e o trigo

Publicado em Sábado - 05 de Novembro de 2022 | por Lucas Eduino Orione Borges

Assim, por todo o Brasil, sujeitos descompromissados com o Estado Democrático de Direito resolveram invadir e bloquear importantes rodovias federais. E em virtude desse ser o principal meio de transporte do país, tais medidas estão prejudicando o abastecimento de alimentos, combustíveis e demais mercadorias das cidades brasileiras, sem contar a distribuição de medicamentos.

Leia mais...

As regras do jogo

Publicado em Sábado - 05 de Novembro de 2022 | por Renato Gomes Nery

Entretanto os regimes democráticos têm regras que devem ser observadas. As eleições para renovação dos mandatos - que são temporários - são colocadas à observância de todos que se propõem a se submeter ao sufrágio do voto. Ninguém concorre as eleições sem saber as regras do jogo democrático. Portanto, submete-se a todas elas para que o sufrágio final prevaleça e triunfe a vontade da maioria.

Leia mais...

Um manifesto em defesa dos músicos

Publicado em Sexta - 04 de Novembro de 2022 | por Sonia Mazetto

Isso me deixou muito triste e de certa maneira, indignada. Ainda no século em que vivemos, onde vivenciamos muitas mudanças sociais e culturais, a situação desse profissional artista é muito desvalorizada. O que persiste é um velho pré-conceito de que quem é músico é porque não tem profissão.

Leia mais...

Bom dia, Brasil

Publicado em Sexta - 04 de Novembro de 2022 | por José Pedro Rodrigues Gonçalves

A política foi transformada em seita e uma certa parte da seita tornou-se partido político que, em nome de um certo deus que desconheço, oferecia um lugar no feudo do Planalto Central para que os eleitos pudessem participar do convescote “sacrossanto”.

Leia mais...