Artigos Opinião
Desafio Ecológico
A mais de um século e meio com o surgimento da revolução industrial e o início da utilização de combustíveis fósseis na produção e locomoção os seres humanos estão desestabilizando a biosfera global.
A PEC 32 é o Cavalo de Troia do Governo Federal
E não são a interesses da sociedade. Basta enxergar que hoje, mesmo com a garantia constitucional de servidores efetivos no governo, a classe política encontra a cada dia caminhos para poder colocar pessoas próximas, indicadas de aliados em postos estratégicos, para poder devastar o erário, orquestrar as famosas “rachadinhas” e dilapidar o patrimônio. Agora imagine se o loteamento de cargos for amplificado.
Invisibilidade social
Muitos alunos relataram certa dificuldade em desenvolver essa redação, isso ocorreu não apenas pelo desconhecimento a respeito do assunto como também por não saber usar os textos motivadores para gerar repertório sociocultural produtivo.
Tempo de repensar
Temia apanhar dos leitores. De fato apanhei. Mas muito menos do que esperava. Foi mais intolerância religiosa. Isso eu já esperava. Pessoas lúcidas e conectadas fora dos dogmas compreenderam essa estranha mecânica sincronizada que atropela o mundo atualmente.
Terceira via?
O povo/eleitor é massa de manobra, joguete nas mãos dos poderosos e insubstituíveis dirigentes e donos de partidos que se perpetuam no poder, beneficiando parentes e aderentes, com cargos e sinecuras.
Santo do pau oco
Quase duzentos anos depois, em 1939, com a explosão da Segunda Guerra Mundial e com a passagem da tão chamada Terceira Revolução Industrial, nasce o movimento pós-moderno, trazendo consigo diversas mudanças tecnológicas e sociais no mundo.
Experiência é fundamental
O mundo é formado de bilhões de seres tentando viver os seus pactos sociais, e isso, e todos esses sonhadores é que formam bilhões de processos individuais, mas temos que ter a consciência que cabe a cada um de nós, aceitar a nossa história verdadeira.
No tempo dos sábios...
E continua o filósofo grego: não existe nada a temer na vida para quem está convencido de que não há nada a temer em deixar a vida. O mais terrível de todos os males, a morte, não é nada porque, enquanto vivemos, a morte não está presente, e quando a morte está presente nós é que não estamos. E finaliza observando que não é a duração da vida que nos agrada e sim que seja bem vivida.
Dia do auditor
Nas mais diversas atividades realizadas: avaliação, consultoria, apuração, gerenciamento de riscos, combate à corrupção, ao cabo, o que se busca é contribuir para que o Estado entregue o melhor serviço à sociedade.
Liturgia do cargo
Na mídia, por exemplo, no começo do governo, havia um respeitoso constrangimento em usar palavras fortes para noticiar as inverdades (eufemismo que os políticos adoram) repetidas quase todo dia pelo Bolsonaro.