Artigos Opinião
O policial militar e a ocorrência de trânsito
Vivemos a era da reengenharia. Processos tradicionais perderam a razão de ser e têm de ser adaptados aos novos tempos. Muitas vezes, apenas ajustes resolvem o problema. Antigamente, a Polícia Militar comparecia a todas as ocorrências de trânsito, por menores que fossem. Nos últimos anos passou a atender apenas aquelas que apresentam vítimas.
Para que um encontro mundial de jovens?
É fazendo memória a essas palavras de Bento XVI aos jovens do mundo inteiro que nos preparamos para viver mais esta Jornada Mundial da Juventude, que este ano será em Madri, entre 16 e 21 de agosto, com o tema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (Cl 2,7).
Os jovens gritam por mudanças
Quando meus olhos miraram 150 mil jovens de braços levantados, pulando e dançando, eu na verdade, contemplei a saúde física, psíquica e espiritual deles. Tanta vida pulsando e existindo diante de mim. Eu tremi, vibrei, chorei, ri e tive a certeza de que, por mais crise que enfrentemos ao longo do caminho da humanidade, existe uma geração que opta por aquilo que realmente faz a diferença na história.
Competência ou desleixo?
Um dos motivos que me levaram a trilhar na área política foi o descaso em que vive a população, especialmente, a menos favorecida. Nesses anos todos tive a oportunidade de vivenciar problemas relacionados às esferas municipal, estadual e federal. E olha que já se vão 30 anos, e os problemas continuam a afligir a nossa gente.
Ouvir e Escutar
“É grande a quantidade de pessoas tidas como órfãs político-eleitoral do ex-governador Dante de Oliveira!” Frase de um mestrando em Ciência Política, que acabou de chegar a passeio à Capital do Estado. Sua surpresa, confessa, levou-o a indagar o porquê disto. Em busca de tal resposta, e mesmo fora do seu campo de estudos, passou a folhear jornais locais das décadas 1980 e 1990, enquanto ouvia um ou outro morador do Vale do Rio Cuiabá.
Sinuca de Bico Desejada?
Uma foto revela sempre um dado momento, uma dada situação. Jamais a realidade permanente e constante. Contudo, existem álbuns de fotografias tão autênticos que as verdades, neles contidas, parecem ser uma só.
Mais atenção à nossa Chapada
Prestes a completar 260 anos de fundação, Chapada dos Guimarães clama por atenção do Poder Público. As festividades em reverência ao aniversário da cidade, comemorado dia 31 de julho, podem ser vistas como um momento de reflexão sobre os 18 mil habitantes que lá moram e dependem da sensibilidade dos governos estadual e federal na liberação de investimentos que, em sua maioria, não são repassados de acordo com as demandas municipais.
Nossa Barafunda
Logo inicialmente já explico que barafunda é o mesmo que confusão, que por sua vez é um sinônimo do atual (des)governo de Silval da Cunha Barbosa. É claro que por ser um dos jovens membros da oposição, me torno “suspeito” ao criticá- lo, porém, alguém tem que cumprir a esta missão, para que as opiniões da sociedade não se resumam em burra unânimidade e falsa impressão de que está tudo indo muito bem.
governo, o álcool e a sociedade
Depois do fumo, o governo de São Paulo investe, agora, contra a bebida. O dono do bar será multado e poderá ter o estabelecimento fechado se servir ou permitir que menores de 18 anos consumam alcoólicos.
Lambança e Falta de Discussão
Interesses públicos devem ser sempre, discutidos. Princípio basilar. Ainda mais por quem se diz representantes da população. Não foi isso, no entanto, que aconteceu com a aprovação, pelos vereadores, do Projeto de Lei que cria a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.