Artigos Opinião
Chega de tanta aberrações!!!
Inicio este artigo citando a Constituição Federal que em seu artigo 5º inciso III preceitua que ‘ninguém será submetido a tortura, nem a tratamento desumano ou degradante’. Logo em seguida no inciso XI do mesmo artigo ressalta que ‘a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial’.
Opúsculo de bons princípios
A Bolívia tem sido construída por um povo merecedor e perseverante. Constroem-se nações modernas em entrelaçamento com o tradicional na América Latina. O reconhecimento deste processo se deve a que há muito mais que o termo "modernidade" esconde na história destes países, como as cosmovisões de centenas de etnias indígenas.
Mentiras contra Cuiabá
Um grande pepino nas cabeças dos candidatos. O nortão de Mato Grosso se reuniu e exigiu do ex-governador Maggi que ele “empurrasse com a barriga” a falecida “ferronorte” daqui por causa de sua gigantesca frota de caminhões que empurram sua soja aos mercados do mundo.
O empregador pode determinar que seus empregados façam teste de HIV?
Causa uma grande polêmica o assunto acerca da possibilidade de o empregador poder determinar que candidatos a uma vaga de emprego, ou empregados já contratados tenham ou não que fazer exames para verificação da presença do vírus da AIDS, o já conhecido teste de HIV.
Solidão faz mal, como medo de exame
Já é sabido, há muito tempo, que a solidão está associada com doenças cardiovasculares, infecções virais, mortalidade maior. O que não se sabia ainda é o como isso acontece. Um estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e da Universidade de Chicago publicado no Journal Genome Biology propõe que a solidão interfere nas atividades dos genes, do próprio DNA.
A peneira e o poder
O Tribunal de Contas do Paraná divulgou, na última terça-feira (dia 15), uma lista de 1025 gestores e ex-gestores públicos daquele Estado que tiveram suas contas julgadas irregulares e, pelo menos teoricamente, transformaram-se em políticos de ficha suja. O material agora será submetido à Justiça Eleitoral, que decidirá sobre a elegibilidade deles ou não. O tema deverá gerar os mais acalorados debates jurídicos, mas é de importância para passar a sociedade a limpo.
Quando os pássaros adormecem
Os grandes são sempre maiores. De perto, agigantam-se, aprumam vôos, fazem sombra sem nunca nos privar de sua luz. Assim vi, ouvi e convivi com o presidente da Academia Mineira de Letras, assim conheci o ser humano Murilo Badaró, ex-ministro e ex-senador da República.
A guerra ideológica, Irã e o preconceito
De preconceito já falaram sociólogos, filósofos e até advogados. Advogados, aliás, sabem muito bem de alguns caminhos que são levados a percorrer alguns clientes, justamente por serem vítimas de preconceito. Isso acontece especialmente no mundo do trabalho e os advogados trabalhistas convivem muito com ele, o preconceito. Uma praga, um mal, especialmente quando estimulado e manipulado dentro da guerra ideológica.
Uma conversa sobre pesquisa
Uma vez mais a pesquisa de intenção de votos oxigena a disputa para o governo do Estado de Mato Grosso. Isso é muito bom. Sobretudo em um cenário que aparecia um tanto "morno", sem qualquer "jogada" estratégica, própria inclusive da fase que antecede a campanha propriamente dita. Daí a importância que se dá aos resultados registrados. Tanto pelos políticos, quanto pelos analistas. Especulações e o diz-que-diz-que, portanto, alimentam as desconfianças.
Unidos para ganhar!
O mundo acompanha a bola deslizando pelos estádios de futebol da África do Sul. Jogadores correndo, driblando, atacando e defendendo para fazer de seu time o grande vencedor da Copa. Os atletas e a comissão técnica unem-se para conquistar o prêmio de melhores do mundo e, para isso, desde que foram convocados, passam por um período rigoroso de preparação entre treinos e jogos eliminatórios. Todos estão conscientes da responsabilidade que é representar o país. E o país tem o olhar fixo na meta: ganhar a Copa do Mundo de Futebol.