Artigos Opinião
Agora é lei
Por muito tempo essa expressão era utilizada como segurança de que chegara a solução de um problema em virtude da aprovação de uma lei. Depois, pela prática reiterada da desobediência às leis, foi-se firmando a convicção de que não bastava lei, posição coroada com a expressão “lei, ora lei”, atribuída ao presidente Getúlio Vargas, mas que, infelizmente, é mais prejudicial pela prática generalizada de todos do que pela autoria abstrata. Mas esse questionamento cabe para as leis que trazem algum reflexo na vida cotidiana da sociedade, o que não é o caso da maioria.
Profundidades sobre o nada
Cuiabano de nascimento, pantaneiro de alma e campo-grandense por adoção, Manoel de Barros, considerado pela crítica especializada um dos maiores (ou o maior) poeta vivo da língua portuguesa, transforma vento, grilo, sapo, gota d’água, grama molhada e outras nulidades para o nosso ocupado olhar moderno em poesia. Entre seus ‘impossíveis inverossímeis’, o nosso poeta maior vaticina que “sobre o nada eu tenho profundidades”.
Um Jogo Que Carece de Todos
Os jogos da Copa do Mundo não paralisaram as negociações político-eleitorais. Nem deveriam. Pois se vivem em clima de convenções partidárias. Convenções que, de longe, não se aproximam mais com as de outras épocas, onde o debate sobre os acordos e os projetos era o princípio norteador, o que levava ao confronto corporal em muitas ocasiões. Situação, há décadas, desaparecida. Nos dias de hoje, os políticos chegam às suas convenções, com candidaturas e alianças já amarradas, diminuindo o encontro determinado pela legislação.
Empreendedores on-lines - 1
A internet sem dúvida legitima-se como uma tecnologia revolucionária na comunicação mundial. O tempo recorde com que o conglomerado de computadores foi interligado, em escala planetária, surpreendeu, e continua surpreendendo pela inovação. Há cerca de um ano o Internet World Stats divulgou que 1,73 bilhão de pessoas tinha acesso à Internet, o que representava mais de 25% da população mundial, sendo que a Europa dominava o ranking, com 420 milhões de usuários, mais de 50% da sua população. No Brasil 67,5 milhões estavam interligados, o equivalente a pouco mais de 1/3 de toda America Latina e Caribe, que detinha 175 milhões de usuários.
40 anos
Li uma notícia em uma coluna social das mais badaladas de Cuiabá, que "A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lança, nesta quinta-feira, as comemorações de seus 40 anos de história. Na ocasião, haverá palestra do pesquisador italiano Massimo Canevacci, e apresentação do quinteto de metais da Orquestra Sinfônica da instituição. A contribuição da universidade, em todas as atividades humanas, é de valor incalculável para este Estado".
Senti falta
Ninguém duvida da existência de um ser superior - nosso Criador. Ele é conhecido no mundo com vários nomes. Deus para os católicos, protestantes, evangélicos, adventistas, espíritas, entre as inúmeras religiões do ocidente. Os muçulmanos, judeus, budistas, asiáticos, também acreditam num Criador, só que com outros nomes. Os nossos irmãos africanos, que tanto influíram na nossa cultura religiosa, possuem inúmeros deuses. Até os mais primitivos dos povos tinham os seus deuses, a quem temiam e veneravam. Os agnósticos ”acreditam” também, apesar de negarem o seu Deus.
Os efeitos da lei "Ficha Limpa" na política de MT
Alguns movimentos já se notam nos bastidores da vida política estadual, efeitos sensíveis da Lei Complementar de iniciativa popular 135/2010, conhecida como lei Ficha Limpa. Uns são benéficos ao nosso ver, outros já são manobras de candidatos e de partidos políticos para enganar o eleitor incauto.
A patente, a exclusão e a justiça social
O Viagra já pode ser produzido como genérico ou simular, na indústria farmacêutica brasileira. Com isso, seu preço cairá para aproximadamente um terço ou até mais do que o praticado dias atrás. O próprio laboratório detentor da patente, que venceu no domingo (20), já reduziu o preço pela metade, numa tentativa de manter pelo menos parte do mercado.
A lenda dos incentivos fiscais: estralando, a ditadura financeira
A Lenda dos incentivos fiscais representa manjares para beneficiar os amigos do rei, a distribuição de incentivos fiscais, Segundo o Dep. Percival Muniz, também existe de forma “secreta”, um tesouro blindado, através da caixa-preta do ex-governador, intitulado como, o rei da soja.
Sentença para marceneiro entender
Um juiz da cidade de conceição do Coité na Bahia, Gerivaldo Alves Neiva, escreveu uma sentença, simples, num pedido de providência judicial apresentado pelo marceneiro José de Gregório Pinto, contra a rede de lojas Insinuante, um gigante do setor no Brasil.