Artigos Opinião
Restituição do Funrural dos últimos dez anos acaba no mês de julho
Não é mais novidade que o Supremo Tribunal Federal surpreendeu a todos e, logo no início de fevereiro, decidiu pela inconstitucionalidade de um importante tributo federal.
O papel do técnico na Copa do Mundo
Participar de uma competição esportiva exige determinação, disciplina e muito treino. Se essa competição for uma Copa do Mundo, a pressão é ainda maior. O jogador precisa estar preparado para executar sua melhor performance a fim de conquistar o prêmio máximo: a tão sonhada taça.
A Política e as Redes Sociais
O jogo político-eleitoral brasileiro deste ano se diferencia, e muito, dos anos anteriores. Esse diferencial se deve ao uso das redes sociais. Candidato algum pode ignorá-las. Isso em razão do grande número de pessoas que se encontra “conectado”. Quantidade que está longe de se constituir a maioria do eleitorado. Não por ora. Desprezá-la, no entanto, é mostrar-se desatualizado. Os tempos, agora, são outros. Assim, o Facebook, Myspace, Twiter, Orkut, MSN, etc., tornaram-se veículos importantíssimos na comunicação e no diálogo direto entre o votante e o candidato.
Produto sem garantia
Este ano o eleitor tem que verificar bem e observar com muita atenção os candidatos que estão postulando vagas, desde a presidência da república, senadores, até a deputados, se realmente são verdadeiros ou são produtos falsificados que, não oferecem nem uma garantia ao eleitor.
Decidir para crescer
Iniciamos nossas vidas profissionais com a convicção de que, se formos contratados por uma determinada empresa, nosso sucesso estará garantido. Pura ilusão!
O apagão profissional e o futuro do país
Falta gente qualificada para ocupar as vagas que, em virtude do forte crescimento econômico, começam a sobrar no País. A informação está presente em estudo feito pela Fundação Dom Cabral com as 76 maiores companhias do Brasil, divulgado pela imprensa no último final de semana.
Tailândia e ideais nobres
O conflito na Tailândia acende o candelabro da esperança de distribuição da riqueza no país, ainda que se faça uso do recurso derradeiro da força física. O mérito desta nação é o de deixá-lo aceso entre tantas adversidades.
A massa
Leitor, um pouco de imaginação e consideração pelo escrito é o que peço. Sem babaquices, faça a vontade de assistir a Copa do Mundo da África do Sul um canal para uma reflexão sobre o que é a massa, mais do que nunca um produto da condição social da vida humana.
O emprego e a falta de qualificação
Frequentemente – especialmente nos anos eleitorais – surgem as noticias positivas. Anuncia-se agora que, depois de enfrentar bravamente a crise que transformou grandes tigres da economia internacional em desnutridos gatinhos, o Brasil é um paraíso de empregos. O ano deverá fechar com a criação de mais de 10 milhões de postos de trabalho e tudo vai bem, segundo dizem. Ardilosamente, justificam que quem não consegue uma colocação é porque não atende às qualificações exigidas pelo mercado, onde existem milhares de vagas não preenchidas.
Uma Lei Para Assegurar a Democracia
Vive-se, hoje em dia, sob o signo da transparência. Signo da democracia, cujo eixo não é outro senão o de tudo às claras. Nada para debaixo do tapete. Em boa hora, portanto, diria o (e) leitor, entra em vigor no país a Lei Complementar n° 131, de 2009, um adendo à Lei de Responsabilidade Fiscal, que obriga prefeitos, governadores e o presidente a prestarem contas em tempo real.