Artigos Opinião
D. Helena, Mãe Exemplar
Hoje é um dia especialíssimo. Homenageia-se uma pessoa extraordinária, dedicada e desprendida. Pois se desdobra para ver o filho feliz. Não importa se esse foi adotado ou gerado no seu próprio ventre. Exemplo de figura humana. Infelizmente, nem todos os rebentos podem estar a sua volta neste domingo. Talvez porque a morte a retirou do seio familiar prematuramente. Na ausência dela, elege-se outra. Não para substituir a que se foi. Mas porque a escolhida representa de fato o espírito materno. Um espírito que tem nome, cujas letras constitutivas remetem a uma porção de mulheres fantásticas, entre as quais se encontra D. Helena Carvalho Ferreira Pinto.
Às nossas mães...
Homenagear a mãe com um dia próprio para a comemoração e a forma mais bonita de brindar aquela que nos deu , e dá, a vida.
A adoção de menores
Os episódios que levaram à decretação da prisão preventiva da procuradora aposentada Vera Lúcia Sant’Ana Gomes, no Rio de Janeiro, constituem a mais flagrante demonstração da falta de estrutura do pais no trato para com as crianças carentes. Desde a famosa citação do Pelé em favor das criancinhas, logo depois do seu milésimo gol, no dia 19 de novembro de 1969, muito se tem filosofado e legislado sobre o tema, mas a situação só tem piorado. Leis e procedimentos equivocados, inclusive do próprio craque, têm se demonstrado ineficientes e quem leva a pior é a infância brasileira.
“Descuiabanizar” Cuiabá
O modismo atual é a palavra “descuiabanizar” que muitos adotaram como esterilizar, higienizar, limpar, num neologismo regional prá ninguém botar defeito.
Entre minérios e silvérios
As Minas eram gerais. Foi primeiro o ouro. Depois, os diamantes, incalculáveis tesouros. Portugal sabia que tudo muito valia. Cobrou e Minas pagou, grama por grama, oitava por oitava, quilate por quilate. Bancou, com sua pobreza, a vida nababesca dos castelos portugueses, a revolução industrial inglesa. Fez a riqueza de fora, alimentou a pobreza aqui dentro.
Aniversário de Mato Grosso
Em 9 de maio deste ano, o Estado de Mato Grosso comemora 262 anos de existência, vindo de uma longa crônica de História, que começa com os bandeirantes em 1719, e alcança os dias de hoje.
Toda mãe traz os traços de Maria
Ser mãe vem ao encontro da plenitude do ser feminino. Toda mulher é chamada a gerar um novo ser humano, seja física ou espiritualmente.
Mãe mulher especial, quem deu a vida, escondeu a fórmula, não tem outra igual
O símbolo do amor puro está no amor de mãe, quando a dor do parto e a doação do leite materno fazem com que a afinidade seja cada vez mais forte e auxiliadora, lançando-se muitas vezes nos mais perigosos lugares de sofrimento e dor para salvaguardar o seu filho.
Óleo de alga e energia de som
Os cientistas e suas descobertas têm uma incrível capacidade de nos surpreender. Um grupo resolveu cozinhar algas a alta pressão e conseguiram produzir um biocombustível de boa qualidade. Foram inspirados pela natureza, utilizando os mesmos processos, só que sem ter que esperar os milhões de anos para formar petróleo.
Ausência Eternamente Sentida
O segundo domingo do mês está bem próximo. Dia especial, pois se homenageia a mulher, a mãe e, enfim, aquela que, independentemente de seus afazeres diários, que são muitos e variados, se dedicou e ainda se dedica boa parte do tempo aos filhos. Isso sem falar da sua preocupação, mesmo quando eles estão criados. Próprios de quem dá guarida e refugia.
