Artigos Opinião
Eleição do fim do mundo
Em 2018 surge o primeiro fora de parâmetros ideológicos: Jair Bolsonaro. Identificado como direita, não tem perfil ideológico claro. Ao longo da administração ganhou a classificação de extrema-direita. Na verdade, nada disso é verdade. Porque ele surgiu em 2018 no vácuo de um grande movimento chamado de anti-lulopetismo. Sua gestão foi errática quanto a ideologias.
O olhar para eles e elas
Não se cuida de prazeres materiais, mas, sim, de vida que demonstre e encontre prudência. Nas lições sobre ética, vislumbra-se que o ser ético vai muito além do arcaico conceito, tendo na prática do bem que redunda na felicidade, a eticidade.
Gestão de risco
Primeiramente é importante conceituar o que é risco: é a possibilidade de que eventos aconteçam e afetem o alcance da estratégia e dos objetivos, geralmente impactando de forma negativa, ou seja, uma incerteza.
A saúde das crianças
O levantamento aponta que, diariamente, 8 crianças morrem e 288 são internadas por causas acidentais, apesar da queda no número de hospitalizações durante a pandemia, casos de intoxicação, afogamento e sufocação cresceram.
A beleza da equidade
Porque venho indignando-me, não de hoje, com a maneira com que o machismo estrutural, impregnado até em nós mulheres, transforma em afrontosas as argumentações, julgamentos, práticas e até nossa escrita jornalística sobre praticamente tudo em torno da mulher.
O mercado está para peixe
Para se ter ideia, a média de consumo de peixes por brasileiro está na média 5 kg por ano, o que representa apenas 5% da média nacional de consumo de carnes – bovina, suína e aves – por habitante, que em 2020 foi de 91 quilos ao ano.
A existência da dualidade
O importante é que todas as nossas ações, não sejam danosas contra aqueles que vivem fazendo pactos de sobrevivência no mundo associativo e, porém, cheio de divisões inúteis e depois de muitos confrontos pessoais já aprendam com Jesus, a dar a outra face ainda não agredida, em nome da humildade e perdão a aqueles que ainda estão no primeiro passo da caminhada evolutiva.
O Ídolo e o Mito
Entretanto tem um mal o maior. Com um ou com outro, os próximos quatro anos estarão perdidos do ponto de vista da civilidade. O Ídolo e o Mito já deixaram uma funesta e indesejada herança: arrastaram igrejas, bispos e pastores inescrupulosos para o centro deste bordel, onde se mistura religião com política.
Que tal parar para ouvir o próximo?
É preciso trazer essa consciência para o nosso dia a dia, de nos aproximarmos, de sentar junto em um fim de tarde, para conversar, jogar um baralho, qualquer coisa assim pode ser o grande escape que alguém precisa. Há casos de pessoas que se encontravam em uma situação extrema e o simples fato de estar com alguém, em uma palestra, ouvir uma música, falar e ser ouvido, mudaram o rumo da atitude delas.
Avisos e sinais de um tempo difícil
Claro que as sentenças, à lá ditos populares, não surgiam isoladas. Em Veja, capas, charges, fotografias e outras artimanhas de matérias preconceituosas, além de propagandas políticas – disfarçadas, em suas páginas, de publicidade – ajudavam na apelação em prol do triunfo da direita.