Artigos Opinião
No mês dos professores, uma homenagem aos preceptores
No dia 15 de outubro é celebrado o dia dos professores, data que os brasileiros homenageiam o profissional que forma todas as outras profissões.
Avisos e sinais de um tempo difícil
Em 1989, sem as redes sociais, a mídia teve relevância, em especial a Globo e a Revista Veja, no resultado da primeira eleição pós-golpe militar/64. Esses veículos foram pilares para a imposição, por aqui, do projeto neoliberal em implantação alhures; para tanto, puseram-se a favor de Collor, o pai no neoliberalismo no Brasil, em detrimento de Lula, ambos finalistas de 89. Por incontáveis vezes, a mídia lançou mão de “fake news”.
Primeiro debate 2º turno
O domingo foi marcado pelo primeiro debate do 2º turno. Disputam o Palácio do Planalto, os senhores: Jair Messias Bolsonaro (PL) e o senhor Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a organização do debate, ficou por conta da TV Bandeirantes, Folha de São Paulo, Portal UOL e TV Cultura.
Turismo e História
Algumas observações sobre pequena andança por alguns países europeus. Começar pela música brasileira. A base maior ainda está na bossa nova.
Crianças: Hiperconectadas e Consumistas
Ninguém nasce consumista, se torna. Dito isso, você sabe porque além dos adultos crianças estão se tornando consumistas cada vez mais cedo?
Personagem mais folclórico de VG
No dia 12 deste mês escrevi o primeiro artigo, de uma série de 3, reconstituindo algumas memórias sobre a divisão de Mato Grosso, em 1977. A partir daí, um olhar pro nosso futuro.Travessa Aquidaban, nº 25. Conhecida por todos em Várzea Grande por um apelido simplório: Beco do Porrete. Armazém do Bugrelo. É ali que residia um dos personagens mais folclóricos da cidade Industrial: João Cassiano Botelho, livramentense, nascido em 03 de outubro de 1935, o popular Bugrelo ou ainda Fufu-de-veado, se tivesse vivo faria 87 anos.
Brasil profundo
A partir de um breve comentário do jornalista William Waack na CNN, entrei na reflexão que projeto neste artigo. O jornalista disse que a eleição presidencial no primeiro mostrou que emergiu um Brasil profundo e conservador.
Nenhum passo atrás
Apesar de termos eleito uma grande bancada bolsonarista e ruralista que condenam suas próprias vidas e a qualidade dela ao destruir nossas florestas, deixamos claro que não existe mais volta. Nenhum passo atrás será dado. Continuaremos nos revoltando contra todo preconceito, contra as violações de direitos humanos, contra a destruição da Amazônia e de todos os biomas e contra toda tirania e fascismo.
ADI, IRPF e pensão alimentícia
No dia 23 de agosto de 2022, foi publicado o acórdão do julgamento da ADI nº 5.422, processo no qual o Supremo Tribunal Federal foi provocado a decidir quanto à incidência do IRPF sobre os valores recebidos a título de pensão alimentícia ou alimentos pelos contribuintes.
45 anos da divisão de MT
Já faz tempo que a data não é lembrada em Mato Grosso. É hoje! No entanto, ela foi uma maiores marcos da história mato-grossense.