Artigos Opinião
Novas caras pra política
O estado de Mato Grosso a cada ano e a cada mandato que passa cresce mais a sua projeção no Brasil. Partindo do pressuposto de que em 2030, o estado produzirá 130 milhões de toneladas de soja, milho, algodão e carnes, os próximos 4 anos dos mandatos políticos eleitos neste ano já conviverão com esse crescimento em larga escala.
A extensão universitária e a sociedade
São ações e projetos que visam proporcionar o contato entre a universidade e a sociedade, por meio de cursos, palestras, eventos, atividades culturais, esportivas, de popularização da ciência, valorização de saberes e conhecimentos populares entre muitas outras. Nestes projetos, estudantes, professores e técnicos, se dedicam a levar ações para os mais diversos locais.
Criminalidade
Por outro lado, se o ignorante sobre determinado assunto, após suas reflexões, chega à conclusão que nada sabe sobre ele, a sua situação pessoal e intelectual transmuda-se pela consciência.
A prostituição em Cuiabá de outrora
O mais antigo prostibulo conhecido por muitos, ficava na Prainha (Avenida Cel. Duarte), do lado do morro da luz, onde hoje estão dois pontos de ônibus a direita no sentido centro CPA, ou rumo ao Coxipó. Mais precisamente nas mediações da igreja do Rosário.
Armas para quem?
O que o Estado pode fazer, e já faz, é impor regras para o cidadão de bem cumprir para possuir arma de fogo. Não é barato e nem tão fácil cumprir todas as etapas, começando pelo alto custo das próprias armas de fogo.
Benefícios do chocolate
No dia 26 de março é comemorado o Dia do Cacau, data criada para que fosse discutida a proteção dos cacaueiros dos estados do Espírito Santo e Bahia, mas a repercussão se deu pelo benefício que traz para o coração de quem o consome.
Fé, política e cidadania
Por tudo isso, os cristãos, católicos e evangélicos, que representam em torno de 80% da população adulta no Brasil, são e serão os responsáveis diretos pela escolha dos nossos governantes, que se julgam e agem, muito mais como donos do poder, do que defensoress do povo, repito, por tudo isso, os cristãos não podem se omitir em relação ao debate politico eleitoral, seja para cargos legislativos ou executivos.
O genocídio Down
Refiro-me ao genocídio em curso, permanente e silencioso, de bebês diagnosticados com a síndrome de Down durante os exames gestacionais e simplesmente descartados, abortados, mortos, por decisão unilateral dos genitores, a quem compete o dever legal (e moral) de ampará-los e nutri-los.
As perdas “invisíveis” nas empresas brasileiras
Como comerciante há mais de 40 anos, conheço bem as angústias do empresário. Além da alta carga tributária do nosso país e das incertezas do cenário econômico, lidamos com muitas perdas financeiras diariamente nos negócios e, o que é pior, sem ao menos perceber.
Fé, política e cidadania
“Quando uma parte da sociedade pretende apropriar-se de tudo o que o mundo oferece, como se os pobres não existissem, virá o momento em que isso terá suas consequências. Ignorar a existência e os direitos dos outros provoca, mais cedo ou mais tarde, algumas formas de violência, muitas vezes inesperadas. Por conseguinte, um pacto social realista e inclusivo deve ser também um pacto cultural ( econômico e politico, acrescimo meu), que respeite e assuma as diversas visões de mundo, as culturas e os estilos de vida que coexistem na sociedade” Papa Francisco, Carta Encíclica Fratelli Tutti (sobre a fraternidade e a amizade social), 03/10/2020.