Publicado em Terça - 26 de Outubro de 2010 | por Alexandre Garcia

Alienação de corações e mentes

Os europeus e os americanos estão apavorados com o número de mortes de soldados da Otan no Afeganistão. Só neste ano, até domingo, chegaram a 600. Eles consideram que este foi o mais sangrento dos anos da guerra. Pois 600 mortes é o que os assassinatos no Brasil produzem em menos de quatro dias e meio! Na guerra do Afeganistão a média, portanto, é de dois soldados da Otan mortos por dia. Aqui, a média é de 137 brasileiros assassinados a cada dia. Ou seja, é 68 vezes mais perigoso morar no Brasil do que ser soldado americano ou inglês, francês, alemão, no Afeganistão. E nós não nos escandalizamos com isso, nem os candidatos em campanha eleitoral. Por isso, pode piorar.
Leia mais...

A incógnita

Publicado em Terça - 26 de Outubro de 2010 | por Lourembergue Alves

Vive-se no momento derradeiro da disputa. Novidade alguma deve ocorrer. Isso em termos de discurso ou de proposta. Pois até agora, nada se viu nesse sentido. A petista e o tucano protagonizam a pior de todas as campanhas, desde 1989. Duas ou três de suas peças de propaganda são as únicas coisas que salvam. Embora tenham sidas produzidas com enredos de inverdades, em meio a um cenário de faz-de-conta, aplaudidas por leitores-torcedores e assistidas por votantes, em sua maioria, apáticos.
Leia mais...

Apedrejamento até a morte

Publicado em Segunda - 25 de Outubro de 2010 | por Pedro Cardoso da Costa

O sequestro de Ingrid Betancourt assemelha-se a condenação à morte da iraniana Sakineh Ashtiani em razão de envolver o risco de perder a vida. O da colombiana por questões políticas ou criminosas de um grupo guerrilheiro; o da iraniana, por violação a valores morais e a discriminação absurda e ao calvário imposto às mulheres naquele país. Ambos muito graves, mas o da colombiana já teve um final feliz. O mundo precisa mostrar sua força para conseguir um final semelhante para o atual.
Leia mais...

Preciso trocar minha TV

Publicado em Sábado - 23 de Outubro de 2010 | por Eduardo Póvoas

Tenho uma velha e surrada TV que já me mostrou alguns gols maravilhosos do meu Vascão e ultimamente têm me mostrado coisas do arco da velha.
Leia mais...

O exemplo de Larissa

Publicado em Sábado - 23 de Outubro de 2010 | por Vicente Vuolo

Uma jovem cristã chega ao céu. Partiu Larissa Fraga, 22 anos, vítima de um acidente automobilístico, ocasionado pela péssima sinalização das nossas estradas.
Leia mais...

Vencendo desafios & superando metas

Publicado em Quinta - 21 de Outubro de 2010 | por Pedro Nadaf

Cuiabá está em ritmo efervescente de eventos focados em melhoria de gestão e na sustentabilidade. É como se uma nova ordem fosse ditada para que empresários e executivos busquem via novos conhecimentos melhorar todo seu processo, seja de produção, comercialização e principalmente de relacionamentos, tanto em nível interno, quanto externo.
Leia mais...

Dilma resistiu e vai vencer

Publicado em Quinta - 21 de Outubro de 2010 | por Kleber Lima

O clima de Fla x Flu em que se tornam as eleições é algo admirável. No último dia três, lá na Central de Apuração e Totalização do TRE no Centro de Eventos do Pantanal dava gosto ver (no meu caso, apenas ouvir) os apupos e alaridos das torcidas compostas por cabos eleitorais e simpatizantes dos candidatos, toda vez que era divulgada uma parcial.
Leia mais...

A Verdade em bases falsas

Publicado em Quarta - 20 de Outubro de 2010 | por José Geraldo Riva

Já se disse, com propriedade, que a realidade social não nasce pendente em árvores, ela é fruto de uma construção diária, com a interpretação dos fatos que acontecem à nossa volta e com ações que visam determinados objetivos. Ocorre, no entanto, que paralelo ao trabalho da construção da realidade, que gera os frutos social e do conhecimento, existe outro caminho que produz frutos venenosos, gerados com a mesquinhez de seres que existem para desfazer, desconstruir e que promovem o desacerto social, combustível que lhes move.
Leia mais...

Troca-troca

Publicado em Quarta - 20 de Outubro de 2010 | por Gabriel Novis Neves

Vou propor a mudança do nome de todas as ruas, becos, avenidas, praças e edifícios públicos de Cuiabá. Este seria o primeiro passo para enterrar definitivamente a história desta cidade, que tanto desconforto e perturbação parecem estar causando a algumas pessoas. Extinguir do currículo escolar a disciplina de História do Brasil - principalmente de Mato Grosso, também deve ser levado em conta. Outra medida fundamental seria o fechamento dos cursos de História das Universidades, do Instituto Histórico e Núcleo de Documentação Histórica, assim como das obsoletas Secretarias de Cultura. Além disso, seria preciso que as poucas bibliotecas públicas doassem os seus livros e documentos históricos de Mato Grosso a alguma ONG estrangeira. Lembro ainda que o governo, ao ficar livre dos seus professores de História, faria uma colossal economia, especialmente neste período de gastança com os preparativos da Copa do Mundo.
Leia mais...

Recordar é viver

Publicado em Terça - 19 de Outubro de 2010 | por Aladir Leite Albuquerque

O bom da vida é a gente ter a possibilidade de lembrar do passado, que não foge de nossa memória! São sinais de que ainda estamos vivos apesar do tempo.
Leia mais...