Artigos Opinião
Perigo no ambiente de negócios
Aqui entra a conversa deste artigo. Desde o segundo governo Dante de Oliveira, de 1999-2003, Mato Grosso ganhou fama de ter um bom ambiente pros negócios. E eles de fato aconteceram e se multiplicaram nas duas gestões Blairo Maggi (2003-2010). Já na gestão Silval Barbosa a burocracia da Secretaria de Fazenda ganhou vida própria e decidiu confrontar os possíveis investimentos. Grandes investidores deixaram Mato Grosso ou preferiram apostar em Goiás e Mato Grosso do Sul.
Aposentadoria sem contribuição?
Por analogia ao seguro de automóvel quando acontece um acidente a seguradora somente ressarcirá o proprietário se ele estiver pagando o seguro, logo, somente se aposentará no INSS quem tiver contribuído e tiver a carência (número de contribuições necessárias) exigida para a aposentadoria que se enquadrar.
No entanto, o INSS não abrange somente a previdência, mas também a Assistência Social, que concede um benefício sem a pessoa nunca ter contribuído, comumente chamado de forma equivocada de "aposentadoria".
Economia e política em MT
Silval Barbosa era o governador naquele momento. Tinha tudo para fazer uma grande administração, preferiu enveredar por caminhos não republicanos. Além do crescimento econômico, a Copa do Mundo estava chegando.
Na esteira do boom econômico, porque o estado podia pagar, chegou empréstimo de uns dois bilhões de reais para o VLT, estádio e outras obras na capital e entorno. E mais 1.5 bilhões do BNDES para estradas no MT-Integrado.
Novo idioma é diferencial na carreira
Em uma negociação empresarial ou mesmo para acessar uma bolsa de estudos fora do país, ter domínio de uma nova língua é fundamental. Com o intuito de facilitar, há atualmente programas de idiomas bastante flexíveis, com datas de início durante todo o ano, duração a partir de 2 semanas e que podem ser feitos nas férias.
Redução da Maioridade Penal ou Aumentar a Punição?
Segundo, porque a redução impõe alteração do texto Constitucional, pois quem fixou a idade de 18 anos foi a Constituição Federal e não o ECA. Ressalto ainda que nem vou indagar os critérios físicos, psicológicos ou sociais para impor a redução aos 16 anos de idade ou talvez 15, 14, 13 ou 12, bem como, os indicadores da quantidade de crimes praticados por adolescentes no Brasil, nesses últimos cinco anos e a ligação com o tráfico e consumo de Drogas.
‘Aqui, só eu toco’
É possível agir preventivamente, ao construir, no dia-a-dia, desde muito cedo, uma relação saudável da criança com o corpo. O primeiro passo é nomear todas as partes, inclusive as íntimas, falando sobre suas funções, cuidados e higiene de forma aberta e clara.
Toda hora é hora de comer pipoca
Enfim, aqueles grãozinhos amarelinhos do milho, num passe de mágica e encantamento se transformam num delicioso e prático alimento que agrada desde a mais tenra idade até os mais idosos, previnindo doenças e atuando como fonte de energia.
Tem pessoas que apenas gostam de pipoca, outras arriscam até dizer que amam a pipoca, há ainda um outro grupo que se intitula louco por pipoca. Mas definitivamente os apixonados se jogam de tal forma nessa relação que se transformam em verdadeiros alquimistas.
O direito à felicidade e o dever do Estado
Nesse sentido, o exemplo mais alarmante é o aumento da mortalidade infantil em 2016, depois de 26 anos de queda, conforme dados recentemente divulgados pelo Ministério da Saúde. Ademais, foi um crescimento muito alto em apenas 12 meses: 4,8% na comparação com 2015. A propósito, o número vinha caindo à média anual de 4,9%.
E agora Pedro?
A partir de Janeiro, sem o benefício do foro privilegiado, Pedro Taques deverá se dedicar a defesa de sua biografia, e certamente terá pela frente muita dor de cabeça, sendo certo que essa fumaça negra de supostos ilícitos cometidos no seu governo ficará pairando sobre sua cabeça por muitos anos até que as investigações esclareçam e tragam a verdade real sobre os fatos narrados pelos personagens envolvidos.
Você é muito mais
Estou de acordo que temos obrigações na vida que não nos apetece, às quais precisamos cumprir para poder viver, mas não me refiro a essas, falo daquelas que fazemos por nós, ou melhor, que deveríamos fazer por nós. É claro que está tudo bem você querer agradar alguém, mas saiba que em nenhum momento você precisa da aprovação dos outros para ser feliz.