Artigos Opinião
Você, a reforma e o sindicato
No Brasil de 1964, o salário não aumentava, a estabilidade no emprego deixava de existir e a jornada de trabalho ficava cada vez maior. O governo da época reprimia os sindicatos e a greve, prevendo, inclusive, que um grevista poderia ficar preso por até 1 ano.
Advogadas e o respeito
Com a Revolução Industrial, a mulher entra definitivamente no universo social do trabalho, aceitando condições parcas, e discriminações. Naquele momento era tudo ou nada, até para mostrar a capacidade de desenvolver o labor, tal qual o sexo oposto.
Violência banalizada
A mais recente demonstração da nossa vanguarda do atraso se manifestou no Maranhão, no domingo passado, envolvendo índios e fazendeiros. A lógica do lado mais fraco da corda prevaleceu, deixando 13 índios gamelas feridos, três deles com fraturas expostas, segundo o Cimi (Conselho Indigenista Missionário).
152 anos de Rondon
A leitura desta publicação traz uma visão completamente nova deste personagem, cheia de movimento, poesia e humanidade, não encontrada nos livros e publicações biográficas.
AMM mais forte, atuante e representativa
Passadas mais de três décadas, os resultados da liderança da Associação são notórios. Além das conquistas institucionais, a AMM se firmou como uma das principais associações municipalistas do país, tanto em estrutura quanto em representação política.
Dirceu, a prisão preventiva e o STF
Na medida do possível, os envolvidos são presos preventivamente, condenados e devolvem dinheiro. É certo que não conseguiremos ressarcir os cofres públicos de tudo o que deles foi pilhado, mesmo porque muitos esquemas não chegarão a ser identificados e outros, mesmo que revelados, terão caído em prescrição.
Anúncio da guerra
Parece maluquice, mas não é. O que podia ser uma reação das intempéries é a revolta financeira na dilacerante busca de poder. De um lado, o medo da musculatura do vizinho se fermentando com apoio de boçais e outros nem tanto. Por outro, o auto crescimento e o ‘achar’ que pode ampliar programas de armamento nuclear.
Assédio
Como é bom flertar! Como é saudável o jogo da conquista! Como é gratificante saber que se está sendo correspondido (a)! Os primeiros contatos! A magia do primeiro encontro!
Maio: 150 anos de Várzea Grande
Pesquisa divulgada pela empresa de consultoria Macroplan em março deste ano apontou Várzea Grande como a 5ª pior cidade brasileira para se viver. Os números também indicaram Várzea Grande como a 8ª pior cidade em oferecimento de serviços públicos de qualidade.
Inovação no ensino é inspirar a inquietude
Nos cursos de medicina, por exemplo, os alunos mergulham na prática desde os primeiros anos, sempre sob orientação de mestres atuantes. A pesquisa, por sua vez, fica a critério do aluno e é, por isso, desenvolvida além do período de aula, com ou sem o auxílio dos avanços digitais.