Artigos Opinião
Feijão transgênico brasileiro
Ver nossos cientistas digladiando pelo feijão transgênico da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está ficando assustador. Sem dúvida é um triunfo para a ciência nacional, mas a pressa em colocá-lo no mercado está revelando aspectos negativos da pesquisa.
Jogar Conversa Fora
Outro dia, em entrevista concedida a um dos blogs do Estado, o empresário-socialista posou-se de postulante à prefeitura de Cuiabá, e, nessa condição, teceu fortes críticas ao atual prefeito. Este, no seu entender, deveria “tomar atitudes ousadas para obter resultados”. Pois, “os problemas” por aqui têm soluções, e reconheceu que, para solucioná-los seria preciso “realizar um trabalho complexo”.
O flanelinha e a extorsão
Dias atrás a polícia de São Paulo flagrou, na charmosa Vila Madalena, dezenas de guardadores de carros que prometiam colocar em estacionamento com seguro os veículos dos clientes de bares e restaurantes, mas os deixavam na rua. Parte deles foi detida e certamente acabou por revelar detalhes dessa obscura ocupação. Sob a desculpa do desemprego, milhares de indivíduos, muitos deles detentores de extensas fichas criminais, perambulam pelas vias públicas intimidando e extorquindo os donos de veículos que, pelo simples pagamento dos tributos, já têm o direito de estacionar. Há casos em que essas quadrilhas se apossam de vastas áreas e coagem até os moradores.
O mistério da ressurreição
Cada um de nós deve se perguntar que terreno tem sido o seu coração. Quantas vezes acolhemos a Palavra e acabamos voltando atrás. Como Jesus diz na parábola do Semeador: as sementes que caíram entre os espinhos foram sufocadas e somente as que caíram em terra boa permaneceram e deram bons frutos.
Os trabalhadores não podem pagar a conta
A regulamentação da terceirização da mão de obra foi o tema da primeira audiência pública da história do Tribunal Superior do Trabalho (TST), na semana passada. Só este fato dá a dimensão da importância desta discussão polêmica, que vai impactar grandemente as relações de trabalho no Brasil daqui para frente.
Bandidos de toga
Há vários fatores que contribuem para permanecer o atraso social do Brasil. Muitos são subjetivos que atrapalham a formação ou consolidação dos valores éticos da sociedade. Essa diferenciação de tratamento fica bastante evidenciada no tratamento dado às pessoas de diferentes classes sociais no dia a dia. Essa praga está generalizada que abarca toda esfera da administração pública, especialmente o Poder Judiciário que, por sempre ter sido tratado acima do bem e do mal, um verdadeiro extraterrestre. Essa postura de divindade ficou explícita com a fúria contra a ministra do Superior Tribunal de Justiça e corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Eliana Calmon, por ter afirmado que o Poder Judiciário tem bandidos encobertos por togas, num pronunciamento tão duro quanto verdadeiro.
Manancial de ganâncias
Nem todo setor das economias latino-americanas é um mar de rosas para os investidores. Alguns já foram. Outros passaram a ser. A abertura neoliberal das últimas décadas do século XX não tem hoje a mesma facilidade devido às resistências cívicas e sublevações populares, como as que se opõem à privatização da água na Argentina e na Bolívia.
O Anticristo
D. Estevão Bettencourt fez uma interessante análise do Novo Testamento sobre a possível existência do personagem Anticristo. Trata-se, antes de qualquer coisa, de uma noção rabínica, que entrou na tradição cristã, fundindo-se com figuras de literatura posterior a Cristo, especialmente com Nero, o Imperador, cruel como fora, o primeiro e típico perseguidor da Igreja, ressuscitaria no fim dos tempos, para seduzir os fiéis e ser definitivamente punido por Cristo.
A crucial reforma da Constituição
A proposta de convocação de uma nova Assembléia Constituinte, com o objetivo exclusivo de regulamentar a Constituição de 88 – apresentada como meta do PSD, o partido capitaneado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab – é uma tese interessante. Já que os deputados e senadores, ao longo dos 23 anos de vigência da Carta Magna, não encontraram tempo para fazer a sua regulamentação, o ideal é a convocação de uma equipe que trabalhe exclusivamente para esse mister. Com isso, teremos dirimidas as dúvidas e pendências resultantes do texto original e o país estará livre de casuísmos.
Dividir não; já estamos divididos!
De volta a mídia a discussão entorno da divisão do Estado de Mato Grosso, porém se formos analisar a região Nordeste do Estado de Mato Grosso, que compreende 16 municípios e, é conhecida como a micro região do Norte Araguaia, vamos perceber que ela praticamente não precisa de divisão, pois já está divida a muito tempo.